Descrição: NASA

Descrição: ROCarneval

CORRENTES PARASITAS (QUIZ) - CAPÍTULO 5

traduzido das questões do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298

Segue-se questões/perguntas sobre os assuntos tratado nesse capítulo.

01.  Em eletricidade e magnetismo aplicadas ao ensaio de correntes parasitas, apresentou-se os três métodos básicos de apresentação de resultados. Esses três métodos são _________________________, análise  de fase, e análise de modulação.

02.  Um ensaio de correntes parasitas é baseado na propriedade da bobina de teste. A oposição da bobina ao fluxo de corrente alternada é chamado de  ________ .

03.Uma bobina de ensaio possui um campo magnético e uma amostra colocada sob a ação desse campo o afetará. Por meio desse campo, a amostra afetartá a __________ da bobina.

04. Quando as propriedades eletromagnéticas e dimensionais da amostra mudam, a impedância da bobina muda. Isso, então, faz modificar o fluxo de corrente através da bobina. Teste baseado na medida ou na detecção da mudança nessa corrente (seu módulo, intensidade ou amplitude) é chamado  ______________________ .

05. O principal problema do ensaio de correntes parasitas é separar as variáveis influentes no ensaio : condutividade, permeabilidade, e mudanças dimensionais. O método chamado  __________ ___  __________ não consegue separar os efeitos dessas três variáveis.

06. Como o teste de impedância não consegue separar os efeitos das três variáveis, outro método é necessário. Para nos ajudar, podemos empregar o fato de que a corrente fluindo através de uma bobina está _______ ___ ______ da voltagem alternada aplicada a essa bobina.

07. Pode ser demonstrado que a corrente que passa por uma bobina está atrasa da voltagem alternada através da bobina. Esse atraso da corrente é causado por algo na bobina chamado ____________ da bobina.

08. Indutância é uma propriedade que faz com que a corrente que flui através da bobina esteja ______________ da voltagem aplicada através da bobina.

09.A indutância de uma bobina está relacionada com o campo magnético estabelecido pela bobina. Quando diz-se que uma amostra afeta a impedância da bobina, na realidade essa mudança foi realizada por meio do(a) ________________ da bobina.

10. Uma bobina possui dois valores elétricos que se combinam para formar a chamada impedância da bobina (Z). Um desses valores é a resistência da bobina (RL),o outro valor é uma combinação da indutância da bobina e da frequência de exitação da bobina. Esse valor é chamado de ___________  ___________  (XL). 

11. A impedância da  bobina (Z) é uma combinação da resistência da bobina (RL) e da reatância indutiva da bobina (XL). Pode ser demonstrado que voltagens independentes são desenvolvidas através da reatância indutiva (XL) e da resistência da bobina (RL). Essas duas voltagem estão  _________________________ uma da outra.

12. As voltagens RL e XL que ocorrem na bobina de ensaio estão defasadas (fora de fase) de:

13. A figura a seguir mostras duas voltagens produzidas numa bobina. V1 = IXL and V2 = IRL. A voltagem V representa a adição dessas duas voltagens. a voltagem V está adiantada da corrente (I) que passa pela bobina.por um ângulo de ___________ que é representado pelo ângulo A0V da figura.
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig13.png


14. O ângulo de fase na figura a seguir representa o ângulo que a corrente (I), que circula na bobina, está atrasada da voltagem (V), aplicada a bobina, que a gerou, ou o ângulo que a voltagem (V) aplicada a bobina está _______________ da corrente (I) fluindo na bobina.
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig14.png

15.  Na figura a seguir, a bobina primária (Pl) e a amostra induzem uma corrente (I) na bobina secundária (S1). Essa corrente irá gerar uma voltagem de saída (V) através da bobina secundária. Essa voltagem (V) irá estar _____________________ da corrente (I) fluindo na bobina.
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig15.png

16. As propriedades da amostra irão afetar a fase da voltagem (V) na figura a seguir. Se as propriedades da amostra mudam, é de se esperar que o ângulo de fase ___________ .
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig16.png

17. Um mostrador de aparelho de correntes parasitas (hoje uma tela, mas antigamente um tubo de raios catódicos), possui placas de deflexão, tanto horizontais como verticais (para que o ponto de traçado da imagem se mova na tela), usadas para mostrar a voltagem (V) da bobina secundária como resposta de saída do ensaio. A voltagem (V) é aplicada as placas de deflexão ___________________ do mostrador.
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig17.png

18. A voltagem de saida da bobina secundária é uma voltagem cujo valor se alterna acima e abaixo de um valor central num período de tempo. Uma alternância completa desse valor é chamada ____________ .
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig18.png


19. O tempo completo requerido para completar um ciclo de formação da onda é chamado de _________________  .


20. Para observar um ciclo de voltagem (V), a partir das placas de deflexão vertical, no mostrador (antigamente, osciloscópio), os valores variáveis da voltagem devem ser mostrados completamente (ao longo do tempo), até que esses valores sequenciais se repitam (ciclo). Isto é conseguido pela aplicação de uma voltagem temporizada às placas de deflexão horizontais. Para ver um ciclo completo da voltagem resposta a voltagem temporizada deve ter um __________ igual a voltagem aplicada as placas de deflexão vertical.
Descrição: C:\000_Scan\PETROBRAS\Cursos\CP_NASA-BasPrinc\PB_00-Cp5-Pg5-132-Fig20.png


21. Os sinais de resposta alternados (senoidais) são típicos do ensaio de correntes parasitas (semelhante a corrente de excitação da bobina).  Dependendo da regulagem aplicada ao aparelho, qualquer porção de uma série de ciclos identicos pode ser selecionada para apresentação no mostrador (tela) do aparelho. No método de tempo-base linear, o controle usado para fazer essa seleção é o controle de _______________ .
Descrição: formação do sinal senoidal


22. Pelo uso do controle de fase relacionado com a voltagem temporal aplicada pelas placas de deflexão horizontal do mostrador (antigamente, osciloscópio), qualquer porção de um ciclo completo pode ser selecionada para ser apresentada no mostrado (tela). O fato importante a lembrar é que a tela do mostrador ainda representa um _________ completo da voltagem aplicada as placas de deflexão vertical.
Descrição: diferença de resposta sistema senoidal


23. A forma de onda mostrada na tela pode ser modificada pelas propriedades da amostra. Tal fato é baseado quea amostra causa mudanças de __________ . Dessa forma podemos esperar que a forma da onda se modifique com as mudanças nas propriedades da amostra.
Descrição: formação de sinais no sistema senidal

24. O método de tempo-base linear se baseia no fato que a amostra causa __________________ .

25. A  mudança de fase causada pelas propriedades da amostra podem ter duas direções. Das três variáveis condutividade, permeabilidade, e dimensões mostra-se que  a variável permeabilidade e a variável ________________ produzem mudanças de fase na mesma direção.

26. A teoria do ensaio de correntes parasitas mostra que a variável condutividade está defasada de _________ graus das outras duas variáveis influentes no ensaio.

27. As bobinas secundárias (de recepção de resposta do ensaio) S1 e S2 estão conectadas ao mostrador de resposta do ensaio de forma que a saída de S1 se opõe a saida de S2 .Se as duas amostras (padrão e ensaiada) possuem as mesmas propriedades, nenhuma voltagem será aplicada as placas de deflexão vertical do mostrador (antigo osciloscópio). Isso significa que o mostrador se assemelhará a _________________________ .
Descrição: resposta sistema senoidal

28. As bobinas secundárias (de recepção de resposta do ensaio) S1 e S2 estão conectadas ao mostrador de resposta do ensaio de forma que a saída de S1 se opõe a saida de S2 .Se as duas amostras (padrão e ensaiada) possuem as mesmas propriedades, nenhuma voltagem será aplicada as placas de deflexão vertical do mostrador (antigo osciloscópio). Mas contrariamente, se a resposta apresentada no mostrador for a da figura a seguir, isso significa que as propriedades das amostras ___________ mesmas.
Descrição: resposta do ensaio CP no sistema senoidal

29. Se uma amostra ensaiada com dimensões que não são as mesmas da amostra padrão ou de referência empregada, o mostrador apresentado na figura A, a seguir. O reposicionamento do sinal como na figura B é obtido pelo uso do ___________________________ do aparelho.
Descrição: cursor de medição no sistema de impedância senoidal

30. A figura a seguir representa a variável dimensão. O máximo valor dessa variável é apresentado no mostrador como estando 90 graus defasado do _____________ do mostrador .
Descrição: variacao de sinal no sistema de impedância senoidal

31. A figura A representa o mostrador do aparelho de correntes parasitas ajustado para a variável dimensão. Se a amostra é trocado por uma outra com a variável condutividade alterada, o mostrador da figura __________ será obtido.
Descrição: variação da resposta sistema impedância senoidal

32. A figura a seguir representa o mostrador (tela) para uma variável dimensão. Isto significa que a variável dimensão (tensão produzida pela variável dimensão) foi usada para o sincronismo com a voltagem do temporizador (placas de deflexão horizontal) Se uma amostra ensaiada com ambas as propriedades, condutividade e dimensões que não são a mesmas da amostra padrão ou de referência usada, o cursor mostrará apenas a variável  _______________________ .
Descrição: mostrador  senoidal

33. O método de tempo-base linear é uma forma de análise de fase e pode separar a variável ________________ das variáveis ___________________ e ________________.

34. O método de tempo-base linear não pode separar a variável __________________ da variável _______________ .

35. A figura a seguir representa as indicações apresentadas no mostrador do ensaio por um período de tempo. Certas indicações podem aparecer repetidamente ao longo do tempo. Certas indicações podem aparecer repetidamente e então representam uma frequência específica. Visto que várias frequências estão presentes, então podemos afirmar que várias ______________ estão presentes no mostrador de saída.
Descrição: sinal resposta com trinca

36. Um sistema de ensaio que emprega filtros eletrônicos para remover frequências de excitação da sonda que representam variáveis indesejadas é chamado  ___________ ___  ____________ .

37. A profundidade de penetração das correntes parasitas varia com a _____________  e a ___________ .

38. A profundidade de penetração das correntes parasitas varia com a frequência de excitação da bobina e irá aumentar ou diminuir se a frequência for modificada. Se a frequência é aumentada, a profundidade de penetração irá  ___________ .

39. A profundidade de penetração das correntes parasitas também varia com a condutividade, e aumentará ou diminuirá dependendo da condutividade da amostra posicionada na bobina de ensaio. Se a condutividade aumenta, a profundidade padrão de penetração irá   ___________ .




Qualquer dúvida na lista de exercícios pode ser esclarecida por eMail
Descrição: email

CONTINUAR NO PRÓXIMO CAPÍTULO

ÍNDICE