NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-097

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298



Você captou a idéia. Se as propriedades da amostra ensaiada não forem iguais às propriedades da amostra padrão, o monitor (osciloscópio, CRT) será uma forma de onda em vez de uma linha reta.
   
método tempo-base linear




Na figura A, imagine que a amostra ensaiada tem as mesmas propriedades permeabilidade e condutividade que a amostra padrão (de referência). A única diferença entre os duas amostras é uma mudança de dimensão. Sob essas condições, uma forma de onda aparecerá na tela (osciloscópio, CRT). A apresentação no monitor (tela) pode ser qualquer um de várias possibilidades diferentes; entretanto, ao usar o controle de fase, a forma de onda é ajustada, ficando conforme mostrado na visualização A.

A
figura B ilustra a forma de onda de tensão aplicada às placas de deflexão vertical  do osciloscópio (CRT). Você aprendeu que qualquer ponto nesta forma de onda pode ser mostrado como tendo duas tensões (V1 e V2), separadas por 90 graus. Para qualquer ponto da forma de onda, V1 e V2 terão um conjunto específico de valores.





Agora observe a figura A e observe que o valor máximo de V1 está a 90 graus da posião do cursor e que o valor de V2 é zero no cursor. Você diria que V1 na figura A:

...... Representa a variável dimensão da amostra ensaiada.

...... Representa a variável condutividade da amostra ensaiada.




ÍNDICE