PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-078
traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298
Bom! Você reconhece que o ângulo de fase varia se a reatância indutiva da bobina (XL) ou a resistência da bobina (RL) variar. Você está pronto para separar as variáveis.
Na figura A, você vê as duas tensões (V1 e V2) novamente. Desta vez, no entanto, você verá cinco tensões diferentes (de VA a VE). Essas tensões foram obtidas a partir de cinco corpos de prova com os mesmos valores de permeabilidade e dimensão. A única diferença entre as amostras é a condutividade (σ). VA representa a amostra com a condutividade mais baixa. A amostra com a condutividade mais alta é representada por VE. Observe que para cada amostra existe um ângulo de fase distinto. Portanto, podemos dizer que o ângulo de fase varia conforme varia a condutividade da amostra.
A figura B ilustra outro conjunto de cinco amostras. Neste
caso, todas as amostras têm a mesma condutividade e todas as amostras
estão saturadas para tornar a permeabilidade uma constante.
Nessas condições, a única variável é a dimensão da amostra. A figura B mostra cinco tensões (voltagens), uma para cada valor de dimensão.
Se compararmos agora a figura A com a figura B (como mostrado na figura C), surge um fato interessante.
Observe que a variável condutividade é perpendicular (defasada de 90 graus) à variável dimensão. Também pode ser mostrado que a permeabilidade e a dimensão, quando alteradas, se movem na mesma direção no plano de impedâncias; portanto, podemos dizer que as variáveis de permeabilidade e dimensão são perpendiculares à variável de condutividade. Vamos examinar isso mais detalhadamente futuramente.
AVANÇAR A PÁGINA SEGUINTE
ÍNDICE
|