NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-078

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Bom! Você reconhece que o ângulo de fase varia se a reatância indutiva da bobina (XL) ou a resistência da bobina (RL) variar. Você está pronto para separar as variáveis.
   
mudanças dos pontos no plano de impedância para variações de propriedades


Na figura A, você vê as duas tensões (V1 e V2) novamente. Desta vez, no entanto, você verá cinco tensões diferentes (de VA a VE). Essas tensões foram obtidas a partir de cinco corpos de prova com os mesmos valores de permeabilidade e dimensão. A única diferença entre as amostras é a condutividade (σ). VA representa a amostra com a condutividade mais baixa. A amostra com a condutividade mais alta é representada por VE. Observe que para cada amostra existe um ângulo de fase distinto. Portanto, podemos dizer que o ângulo de fase varia conforme varia a condutividade da amostra.

A figura B ilustra outro conjunto de cinco amostras. Neste caso, todas as amostras têm a mesma condutividade e todas as amostras estão saturadas para tornar a permeabilidade uma constante.

Nessas condições, a única variável é a dimensão da amostra. A figura B mostra cinco tensões (voltagens), uma para cada valor de dimensão.

variações das propriedades no plano de impedâncias



Se compararmos agora a figura A com a figura B (como mostrado na figura C), surge um fato interessante.

Observe que a variável condutividade é perpendicular (defasada de 90 graus) à variável dimensão. Também pode ser mostrado que a permeabilidade e a dimensão, quando alteradas, se movem na mesma direção no plano de impedâncias; portanto, podemos dizer que as variáveis ​​de permeabilidade e dimensão são perpendiculares à variável de condutividade. Vamos examinar isso mais detalhadamente futuramente.





AVANÇAR A PÁGINA SEGUINTE




ÍNDICE