NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-065

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


É importante saber que o mostrador/tela do osciloscópio (CRT) pode mudar como resultado de mudanças nos circuitos de ensaio.


formação do sinal no osciloscópio para controles de fase diferentes 


Na figura acima, a tensão de temporização é ajustada para o mesmo período que a tensão do gerador (forma de onda A). A forma de onda A aparecerá na tela do osciloscópio (CRT). Agora, considere que os circuitos de ensaio causam uma mudança de fase. Isso significa que a forma da onda A agora se tornará outra forma (exemplo: forma de onda B). Observe que esta forma de onda B ainda tem o mesmo período que a forma de onda A; mas está atrasada com relação a forma de onda A. Toda  forma de onda B aparecerá na tela. Agora ela terá uma aparência diferente da forma de onda A. Uma forma de ensaio de correntes parasitas é baseada nesta mudança na apresentação da forma da onda como resultado de uma mudança de fase.

mudança de fase do mesmo sinal no osciloscópio







A figura A ilustra uma tela típica quando uma série de amostras idênticas são passadas por uma bobina de ensaio. Se o mostrador/tela mudasse repentinamente para aquele mostrado na figura B, você diria que a fase da tensão aplicada às placas de deflexão vertical:

...... Não mudou.

...... Mudou.





ÍNDICE