NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-071

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Perfeito, correto! A forma de onda no osciloscópio (CRT) estará defasada da fase com a voltagem do gerador.

Isso, no entanto, não é um problema, pois estamos realmente interessados ​​em uma mudança de fase no osciloscópio (CRT) após a forma da onda ter sido estabelecida no osciloscópio (CRT).



controle das voltagens nas placas defletoras do osciloscópio   


Para ajudar a detectar uma mudança de fase observando o osciloscópio (CRT), A tela está equipada com recursos especiais. Uma delas é uma "linha" vertical na posição central da tela, aqui chamada de cursor.

Normalmente é uma régua de material transparente com uma fenda e tem uma escala para medir a altura da onda (sinal) exatamente na posição do rasgo.

Para posicionar a o sinal na forma de onda na tela do osciloscópio (CRT), o osciloscópio (CRT) é equipado com um controle de fase (geralmente no painel frontal). Na figura acima, isso é mostrado no diagrama esquemático do sistema de inspeção.

Observe que o controle de fase (também chamado de comutador/variador de fase) está posicionado entre o gerador e o circuito de tensão de temporização. O objetivo desse controle é deslocar a fase da onda apresentada no osciloscópio (CRT) para que esta esteja posicionada convenientemente em relação ao cursor. Como isso é feito pelos circuitos eletrônicos do aparelho não é importante para nós. É apenas necessário saber que usando o controle de fase, você pode posicionar a de onda lateralmente. Você pode movê-lo para a esquerda ou para a direita. Na vista acima, ela é centralizada de forma que o meio da onda (equivalente a posição de 180 graus) fique no centro do cursor.




Imagine que você tem um amostra aprovada na bobina de ensaio e ajustou o controle de fase para ter a tela mostrada acima. Agora você coloca uma amostra reprovada na bobina de ensaio. Uma indicação aparecerá no cursor:

...... Sim.

...... Não.





ÍNDICE