NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-062

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Um osciloscópio (CRT) é um dispositivo que exibe pontos luminosos na tela partículas de eletricidade (elétrons) colidem na tela. Os elétrons são gerados em uma extremidade do tubo atravessam o tubo até atingir a tela. O material na tela exibirá um ponto luminoso quando o elétron atingir a tela e a exibição continuará por um curto período de tempo antes de desaparecer. Assim, é possível obter um padrão de pontos na tela e ver uma forma de onda.
N.T.: Os antigos aparelhos de inspeção não destrutiva com tela possuíam tela com tubos de raios catódicos (em inglês abreviados como CRT="Cathodic Ray Tube"). Atualmente as apresentações na tela como o resultado (sinais) da inspeção são obtidas em monitores de informática.

formação do sinal no osciloscópio   



A posição de um ponto luminoso é alterada por placas de deflexão vertical e horizontal dentro do tubo de raios catódicos.

Essas placas afetam a trajetória dos elétrons à medida que eles passam pelo tubo. As placas de deflexão vertical movem o ponto para cima e para baixo, enquanto as placas de deflexão horizontal movem o ponto lateralmente (da esquerda para a direita enquanto você observa a tela).


função das placas de deflexão na formação do sinal no osciloscópio 


Se um ciclo de tensão alternada for aplicado ao osciloscópio (CRT), uma linha vertical aparecerá na tela. Para fazer os pontos se moverem lateralmente pela tela, uma segunda voltagem é aplicada às placas de deflexão horizontal. Essa tensão moverá os pontos pela tela a uma taxa constante (temporizador).

A voltagem é normalmente chamada de voltagem de temporização ou varredura e pode ser definida para ter um período de tempo igual ao período da voltagem alternada aplicada às placas de deflexão vertical. Um período é o tempo necessário para completar um ciclo. Os circuitos dentro do osciloscópio (CRT) fornecem um meio de apagar a tela após um ciclo para que um novo ciclo possa começar novamente no lado esquerdo da tela. Desta forma, você pode obter uma imagem contínua de uma forma de onda.







O sinal de entrada para um osciloscópio (CRT) é uma série de ciclos idênticos. O que você vê no osciloscópio (CRT):

...... É um ciclo de tensão alternada aplicada às placas verticais.

...... É uma tensão alternada aplicada às placas verticais e exibida como um ciclo completo da tensão alternada.




ÍNDICE