NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

APARELHO DE INSPEÇÃO DE "HARD SPOT" - Versão Português - Página 56/84

Instruções de Operação e Manutenção

traduzido e adaptado de: https://app.box.com/s/c6qfgtuhfg1yd2ottrfum98x8jmg7rn3


Aparelho de Inspeção de "Hard spot" • PLAMAT-M • 18201
Instruções de Operação e Manutenção • V2.0
Procedimento de calibração


5 PROCEDIMENTO DE CALIBRAÇÃO

5.1 Introdução

A fim de determinar as propriedades do material, como dureza, quantitativamente, uma calibração deve ser realizada primeiro. Dependendo da composição química do aço e de seu processo de fabricação, diferentes combinações de microestruturas e outras propriedades influentes  nos resultado do ensaio devem ser distinguidas. Testes com consistência estatísticas (número de amostras), considerando todas as variáveis independentes com influência no ensaio, são necessários para separar a influência da microestrutura das outras influências na resposta obtida no ensaio.

Geralmente, a medição pode ser afetada por diferentes variáveis perturbadoras (ruído) do ensaio, como carepa, magnetização residual, tensão residual e outros parâmetros potenciais. Como consequência direta, uma calibração individual seria necessária para cada parâmetro influente, tipo de aço e a combinação dos mesmos. Diferentes microestruturas (ferrita, perlita, bainita, ...), profundidades de endurecimento e sua combinação com outros parâmetros influentes podem implicar em uma grande variedade de chapas de referência diferentes, que deveriam ser fornecidas pelo fabricante do aço.

Como uma abordagem alternativa, um algoritmo de aprendizado de máquina para classificação supervisionada é usado aqui.



5.2 Metodologia de classificação


A metodologia de calibração usada aqui é baseada em um algoritmo de classificação de aprendizado de máquina usando a distância euclidiana entre os vizinhos mais próximos no espaço de parâmetros. O padrão estatístico do ensaio magnético de uma amostra desconhecida será comparado com todos os padrões dos dados na base de dados de calibração e o padrão do dado vizinho mais próximo no espaço de parâmetro relevante será investigado. O valor do parâmetro do vizinho mais próximo encontrado será o valor alvo do parâmetro resultante para a amostra desconhecida.

O aparelho de inspeção não fornece a dureza absoluta da amostra ensaiada. Portanto, quando da detecção de estados micromagnéticos desconhecidos, a dureza real, deve ser confirmada via avaliação mecânica com teste de dureza móvel (Leeb, UCI). A base de calibração é sucessivamente atualizada e ampliada com novos estados micromagnéticos conhecidos após uma operação inicial.



machie learning procedure
Figura 57: Visão geral do processo de aprendizagem de máquina





ROSEN e IZfP Página 56 de 84 Confidencial!



indice
página atual em inglês
proxima pagina português
index
página atual em português
página seguinte em inglês