NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 4 - Densidade de Fluxo Magnética - Página 4-010

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


correto
Certo de novo! A densidade do fluxo fora da bobina diminui com a distância da bobina.

E isso faz sentido porque o número de linhas de força em uma determinada área diminui à medida que você se afasta da bobina.

Dentro da bobina, a história é diferente. Como você pode ver abaixo, as linhas de força são distribuídas uniformemente pelo diâmetro interno da bobina. Isso torna a densidade do fluxo constante na bobina*.

linhas de fluxo magnético em uma bobina


A densidade de fluxo também se aplica a um material magnético. Fora do material, você tem linhas de força, assim como a bobina. E, novamente, a densidade do fluxo diminui com a distância.

Você provavelmente está familiarizado com um ímã ou material magnético. Mas vamos revisar algumas idéias básicas. Como você sabe, é algo que atrai ou repele outra coisa magnetizáveis.

E você provavelmente sabe que tem um pólo norte e um pólo sul. Se você tiver dois ímãs e mover o pólo norte de um ímã para perto do pólo sul do outro, os dois ímãs se atraem. Por outro lado, se você mover os dois pólos norte (um de cada ímã) próximos um do outro, os dois ímãs se repelirão.

Um material magnético pode ser visualizado como um grupo de pequenos ímãs internos chamados domínios.

Esses ímãs (ou domínios) estarão posicionados aleatoriamente conforme mostrado na figura A (quando o material está desmagnetizado) ou
podem estar alinhados conforme mostrado na figura B (quando o material está completamente magnetizado).

O que é importante para nós é que os ímãs podem ser posicionados (orientados) por uma força de magnetização externa.



domínios magnpeticos aleatórios e alinhados


* é preciso chamar a atenção que aqui existe um conflito conceitual entre o material do NDT Resource Center que considera que o campo magnético é variável no interior da bobina que o material da NASA que considera que o campo magnético é uniforme no interior na bobina.




AVANÇAR PARA A PRÓXIMA PÁGINA.


ÍNDICE





pag anterior
pag seguinte