NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 4 - Densidade de Fluxo Magnético - Página 4-012

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Uma maneira de alinhar os "pequenos ímãs" (domínios) dentro de um material magnético é colocar o material sob a ação de um campo magnético externo (uma bobina). Como vimos, uma corrente elétrica aplicada a uma bobina estabelecerá um campo magnético ao redor da bobina. Até agora, temos trabalhado com uma corrente alternada (CA) que significa que o campo magnético se inverte periodicamente. Talvez você esteja se perguntando o que isso realmente significa.

Quando uma corrente elétrica é passada através de uma bobina em apenas uma direção, um campo magnético é estabelecido com uma extremidade da bobina sendo um pólo norte e a outra extremidade sendo um pólo sul. Assim, a bobina atua como um ímã permanente. Se agora a corrente for invertida, os pólos se inverterão. Obviamente, se a corrente for revertida periodicamente, os pólos também se inverterão periodicamente.


direção do fluxo magnético na bobina


Quando um material magnético é colocado em uma bobina, os pequenos ímãs dentro do material (domínios magnéticos) serão alterados para corresponder à direção dos pólos da bobina, conforme mostrado abaixo.

polaridade na bobina e direção dos domínios magnéticos


RESPOSTA?

Se a corrente na bobina for invertida, você esperaria que os pequenos ímãs dentro do material magnético (domínios magnéticos):

...... Permanecer numa direção (sentido) fixa.

...... Mudará de direção (sentido).


ÍNDICE





pag anterior
pag seguinte