traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298
Antes de entrarmos neste problema de permeabilidade, vamos ter certeza de que definimos nossos termos magnéticos . Esses termos são:
- 1.
linhas de força
- 2.
fluxo magnético
- 3.
densidade de fluxo
- 4.
força magnetizante
Pode
ser mostrado que uma bobina (energizada) ou um material magnético (imã)
têm um campo magnético que pode ser mostrado como um padrão de linhas
(linhas tracejadas acima). Este campo possui uma força magnetizante.
Em um capítulo anterior, você aprendeu que essa força varia de ponto a ponto e chamamos isso de intensidade de campo. Para nossos propósitos, iremos nos referir a essa intensidade apenas como força magnetizante.
É conveniente falar sobre todas as linhas de força ou um grupo delas. O termo "fluxo magnético" é usado para este propósito. Assim, podemos dizer que a bobina ou o material magnético tem fluxo magnético (ou apenas fluxo, como um termo curto). Às vezes precisamos falar sobre o número de linhas de força em uma determinada área unitária (digamos, um centímetro quadrado). Usamos o termo "densidade de fluxo" nesse caso. Observe que as linhas de fluxo se espalham ao se afastar da bobina ou do material magnético; portanto, a densidade de fluxo varia com a posição no campo magnético.
Abaixo são mostradas linhas de força passando por um centímetro quadrado de seção transversal. A figura A tem quatro linhas de força; a figura B tem seis linhas de força. Você diria que a densidade de fluxo na visualização B é:
...... Menor que a densidade de fluxo da figura A.
...... Maior que a densidade de fluxo da figura A.
ÍNDICE