NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

APARELHO DE INSPEÇÃO DE "HARD SPOT" - Versão Português - Página 14/84

Instruções de Operação e Manutenção

traduzido e adaptado de: https://app.box.com/s/c6qfgtuhfg1yd2ottrfum98x8jmg7rn3


Aparelho de Inspeção de "Hard spot" • PLAMAT-M • 18201
Instruções de Operação e Manutenção • V2.0
Princípios fundamentais


2
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

2.1 Introdução

As indústrias de fabricação e processamento de aço requerem métodos de ensaios não destrutivos para o controle de qualidade. Para este propósito, dureza, profundidade da camada tratata termoquimicamente, resistência mecânica e tensões residuais são os principais recursos de qualidade exigidos. Os aços ferromagnéticos e o ferro fundido apresentam uma distinta correlação entre o comportamento magnético e as características mecânicas.

Os materiais magnéticamente duros, ou seja, os materiais que são difíceis de magnetizar ou desmagnetizar, apresentam principalmente características mecânicas que os classifica como duros e frágeis, enquanto os materiais magnéticamente macios, como o ferro puro, costumam apresentar características mecânicas dúcteis. Da mesma forma, as tensões residuais e as tensões oriundas das cargas aplicadas exercem uma influência comparável nos processos magnéticos. Portanto, em muitos casos, essas propriedades magnéticas não destrutivamente passíveis de medição podem ser usadas para analisar o comportamento mecânico e o estado de tensão do material.

A solução para atender aos requisitos mencionados acima é o 3MA-X8. 3MA-X8 é um acrônimo para “Micromagnetic Multiparameter, Microstructure and Stress Analysis“. Em frações de segundo, o sistema de inspeção mede o quão duro ou macio, magnéticamente falando,  é um material. Além disso, uma infinidade de diferentes parâmetros magnéticos são determinados, os quais são correlacionados a diferentes propriedades do material ou tensões residuais e aplicadas. Por meio de um conjunto predefinido de amostras de calibração, o método 3MA identifica a correlação entre os parâmetros medidos magneticamente e os valores alvo conforme exigido pelo cliente. Isso é realizado por ferramentas estatísticas matemáticas, como o reconhecimento de padrões e análise de regressão.

2.2 Abordagem da medição

3MA is a nondestructive electromagnetic testing method, whereby testing statics were derived during magnetic hysteresis cycles. 3MA evaluates electrical and magnetic parameters which are influenced for example by the microstructure, hardness, hardness depth, yield strength and residual stress states. Figure 1 is pointing up the correlation between mechanical and magnetic material properties. The mechanical properties of a material is resulting from its microstructure, dislocations in the lattice and the mechanical deformations by the production procedure. The micro magnetic properties of a material are characterized by the dynamic magnetic behavior, which is influenced by the interaction of Bloch walls (BW) with dislocations or lattice defects.

O 3MA é um método de ensaio eletromagnético não destrutivo, em que a obtenção de parâmetros pontuais do ensaio foi derivada durante os ciclos de histerese magnética. 3MA avalia os parâmetros elétricos e magnéticos que são influenciados, por exemplo, pela microestrutura cristalina, dureza, profundidade de camada endurecida, limite de escoamento e estados de tensão residual. A Figura 1 mostra a correlação entre as propriedades mecânicas e magnéticas dos materiais. As propriedades mecânicas de um material são resultantes de sua microestrutura, das ddiscordâncias ("dislocations") na rede cristaliana e das deformações mecânicas resultantes do processo de fabricação. As propriedades micromagnéticas de um material são caracterizadas pelo comportamento magnético dinâmico, que é influenciado pela interação dos contornos de Bloch* (BW="Bloch Walls") com a criação de discordâncias ou defeitos da rede cristalina.

Mechanic versus Magnetic
Figura 1: Correlação entre propriedades mecânica e magnética do material


*Bloch wall = interface entre dois domínios magnéticos em um material magnético marcada por uma camada na qual assume-se que a direção de magnetização muda gradualmente de um domínio para o domínio vizinho




ROSEN e IZfP Página 14 de 84 Confidencial!



indice
página atual em inglês
proxima pagina português
index
página atual em português
página seguinte em inglês