EMA - Capítulo 2 - Método do Tempo-base Linear - Página
2-069
Outro uso ou aplicação para o aparelho de tempo-base linear é a classificação. Com
este aparelho é possível classificar as peças de acordo com sua
dimensão, dureza, composição da liga, resistência à tração e tratamento
térmico.
Vamos usar em nossa discussão "composição da liga". Suponha que temos muitos pinos de metal especiais feitos de quatro ligas diferentes de um metal. Ninguém sabe, sem análise química destrutiva dos pinos, como os elementos de liga se misturaram. Mas agora temos que classificá-los para usos específicos. Se todos forem parecidos, teremos que usar nosso aparelho de classificação por tempo-base linear por correntes parasitas. Sem
passar por todos os detalhes, vamos supor que o equipamento esteja todo
configurado - os controles BALANÇO e FASE estão ajustados e está tudo
pronto para prosseguir. As quatro ligas diferentes farão quatro exibições de formas de onda diferentes no osciloscópio (tubo de raios catódicos).
Colocamos uma folha de papel ou plástico transparente sobreposto na tela (CRT), desenhamos as quatro formas de onda na sobreposição e as identificamos. Agora
tudo o que precisamos fazer é passar o resto dos pinos de metal pelo
equipamento e comparar a forma de onda no CRT com as da sobreposição. É possível usar esse aparelho de classificação de muitas outras maneiras eficazes.
Você acha que é possível obter informações presentes na resposta do ensaio que não são importantes para o ensaio ou inspeção?
...... Sim.
...... Não.
ÍNDICE
|