NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-053

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Absolutamente correto. Se as propriedades da amostra mudarem, o ângulo de fase mudará. Agora vamos ver o que isso significa em termos de análise de fase.



defasagem na bobina para V e I   


A figura A mostra uma bobina de ensaio conectada a um gerador. A voltagem está na tensão de saída alternada do gerador. Esta tensão fará com que uma corrente alternada flua através da bobina de ensaio. Como a bobina tem indutância, a corrente vai atrasar a tensão do gerador em algum ângulo de fase. Pode-se mostrar que este ângulo é o ângulo de fase da impedância.

Na figura B, vemos a tensão do gerador (V) e a corrente (I) fluindo pelo circuito. Observe que a corrente está atrasada em relação à tensão. Digamos que isso seja 45 graus.

Este é o ângulo de fase da impedância. 


mostrador do tipo osciloscópio










Na figura C, a corrente (I) que é mostrada na figura B é mostrada na tela (antigamente num osciloscópio). A forma de onda é posicionada de maneira que metade da onda esteja em cada lado de uma linha vertical central na tela do osciloscópio. Se dissermos que esta forma de onda mudará para os lados (para a direita ou para a esquerda) se o ângulo de fase mudar, você comprenderá que a forma de onda também mudará para os lados se as propriedades da amostra mudarem:

...... Sim.

...... Não.





ÍNDICE