NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 4 - Força Magnétizante - Página 4-023

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Naturalmente você está certo. Se a CA da bobina de ensaio aumenta, a força magnetizante aumenta, o fluxo magnético na amostra aumenta, e as correntes parasitas geradas aumentam. E tudo isso acontece de forma igual porque o sistema é linear. Agora vamos olhar algo que não é linear. Isto está relacionado a permeabilidade.

Uma bobina tem uma densidade de fluxo que para nossos propósitos chamaremos força magnetizante. E para nos ajudar, usaremos a letra H como símbolo para a força magnetizante. Como você acabou de aprender, H varia quando a corrente alternada aplicada a bobina varia. A força magnetizante (H) inverte-se para frente e para traz, crescendo de valor até um máximo em uma direção (sentido)  e então invertendo para um valor máximo na direção (sentido) oposto. Para nos facilitar o entendimento da permeabilidade, apresentamos um gráfico com o H colocado na escala horizontal.

E estabeleceremos um ponto central (no eixo horizontal) e assumiremos que o máximo valor na direção positiva é H e o máximo na direção oposta é H´. Observe na figura abaixo como isso parecerá:


campo magnético produzido por corrente alternada



Claro, também precisamos de uma escala vertical no gráfico; entretanto, vamos evitar falar dessa escala no momento. Agora o fato importante é que a escala horizontal é H que significa:

...... Força magnetizante.

...... Permeabilidade.


ÍNDICE