NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 2 - Distribuição das Correntes Parasitas - Página 2-013

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298

corretp

O que você diz está correto. 
Quando uma barra é colocada dentro de uma bobina envolvente, a distribuição das correntes parasitas é máxima na superfície da barra, ou perto da superfície, e diminui para praticamente a zero no centro da barra.


O ensaio de correntes parasitas é baseado no fato de que as descontinuidades afetam o fluxo das correntes parasitas. Se o caminho da corrente parasita for interrompido ou alterado, o campo magnético gerado pela corrente parasita mudará e afetará o campo magnético da bobina de ensaio. Quanto mais forte for a corrente parasita, mais sensível será o sistema à detecção de descontinuidades.

Como as correntes parasitas são maiores perto da superfície de uma barra colocada em uma bobina, a sensibilidade das correntes parasitas é maior perto da superfície.

Existe uma relação definitiva entre a freqüência da CA aplicada à bobina de teste e a distribuição das correntes parasitas na barra. Conforme a freqüência é aumentada, a distribuição das correntes parasitas se concentra mais perto da superfície e diminui mais nas profundezas da barra. O contrário também é verdade. Conforme a freqüência é reduzida, a distribuição de correntes parasitas se estende mais profundamente na barra.

Infelizmente, como a geração das correntes parasitas depende da indução eletromagnética, com o uso de uma menor freqüência de ensaio a corrente parasita gerada será de menor intensidade. É preciso balancear os dois fenômenos para definir a freqüência de ensaio ideal para a aplicação específica.


correntes parasitas com sonda envolvente



Imagine que você está realizando um ensaio de corrente parasita usando uma bobina envolvente. Seu objetivo é localizar descontinuidades próximas à superfície da barra. Para maximizar a sensibilidade do sistema de teste para descontinuidades você faria.

...... Aumentaria a freqüência.


ÍNDICE





pag anterior
pag seguinte