NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 2 - Geração do Campo Magnético - Página 2-005

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298

Visto que a quantidade de correntes parasitas induzidas na amostra está relacionado com a intensidade de campo magnético da bobina, é importante entender como a intensidade do campo magnético varia com a distância da bobina.

campo magnético da bobina


Imagine que você tem um medidor que mede valores médios da intensidade do campo magnético. Empregando esse medidor, você mede a intensidade do campo magnético em três posições (A, B e C) com afastamentos diferentes da superfície da bobina. Você aprendeu que a intensidade de campo diminui a medida que você se afasta da superfície da bobina. Por isso a intensidade no ponto C é menor que no ponto, e a intensidade no ponto B é menor que no ponto A.

As linhas de força do campo magnético da bobina formam circuitos fechados. Observe que essas linhas se afastam da extremidade da bobina, circunda a bobina, e retornam no lado oposto da bobina. Visto que todas as linhas passam pelo interior da bobina e aparecem em seus extremos, as extremidades da bobina representam uma região de maior intensidade de campo magnético.

Esquema do ensaio de CP

RESPOSTA?

Na figura mostrada acima, uma bobina de ensaio é posicionada acima da superfície da amostra. Visto que a quantidade de correntes parasitas induzidas na amostra aumenta com o aumento da intensidade do campo magnético, você acha que a quantidade de correntes parasaitas induzidas na amostra aumentarão se:

...... A bobina for afastada da amostra.

...... A bobina for aproximada da amostra.


ÍNDICE





pag anterior
pag seguinte