S09 - Avaliação do Programa ECPadASMESondAbs (Simulação da Inspeção por CP - Calibração Inspeção Tubular - Sonda Absoluta - Def.Local.) (5Q)

QUESTÃO 1

Fig

Fig

Na apresentação dos recursos de movimentação da sonda no programa ECPadASMESondAbs espero que tenha ficado claro que é possível movimentar a sonda pelo padrão de condutividade com diferentes velocidades (passos por vez). Vamos aproveitar esse recurso para demonstrar a característica taxa de "aquisição" (coleta) de dados de um aparelho de correntes parasitas. Mesmos nos velhos aparelhos analógicos e continua hoje nos modernos digitais o sistema precisa de um tempo "como que parado" na mesma posição até que o sinal resposta do ensaio seja coletado, processado e apresentado na tela. Quando não se permite que esse tempo se complete o ponto em questão não é apresentado e o resultado/informação da inspeção fica incompleta.

É por isso que as normas de inspeção estabelecem uma velocidade máxima de varredura da peça inspecionada

Usando o programa de computador ECPadASMESondAbs simular esse efeito:

- Fazer uma varredura no padrão com a menor velocidade que o programa permite. Avançar apenas com a tecla 9 e recuar apenas com a tecla 7.

- Aumentar a velocidade de varredura. Avançar com a tecla 6 ou 8 e recuar com a tecla 4 ou 2.

- Aumentar ainda mais a velocidade de varredura. Avançar apenas com a tecla 3 e recuar apenas com a tecla 1.

Descreva o que você percebeu quanto a influência da velocidade de varredura na resposta do ensaio. 


P.S.: As informações solicitadas podem ser obtidas com o uso do programa ECPadASMESondAbs. Responda a pergunta no espaço de resposta abaixo ou reproduzindo a resposta em um arquivo com as respostas de todas as questões, por você criado, e o enviando  pelo recurso DISCUSSION (Discussão) do Thinkific.



















QUESTÃO 2

Fig

Segundo o item 5.3 da norma ABNT NBR 15193 20216 a calibração deve atender aos seguintes requisitos:

ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS – CORRENTES PARASITAS – Tubos Não Ferromagnéticos Instalados em Trocadores de Calor

  5.3 Definição da frequência usando bobina absoluta

  5.3.1 Ajustar o instrumento de ensaio por correntes parasitas na frequência escolhida, de forma que o ângulo de fase correspondente ao furo passante fique em 40° com relação à horizontal.

  5.3.2 A fase do sinal correspondente aos quatro furos de fundo plano (com profundidade igual a 20 % da espessura de parede) deve estar entre 50° e 120°, contados no sentido horário, a partir do sinal proveniente do furo passante (ver Figura 2).

  5.3.3 A sensibilidade deve ser ajustada para produzir um sinal de amplitude pico a pico de 30 % da escala horizontal produzido pelos quatro furos de fundo plano de 20 %, com a sensibilidade do display ajustada para 1 V por divisão.

  5.3.4 Ajustar a fase ou o controle de rotação do instrumento de ensaio até o sinal de resposta devido ao movimento da sonda ou do sinal do rasgo interno de 10 % esteja no eixo horizontal do display, com precisão de ± 5° (opcional).

  5.3.5 A resposta pode ser posicionada no quadrante que for mais conveniente para o operador.

  5.3.6 Puxar a sonda de ensaio através do padrão de referência, registrando as respostas das descontinuidades. A velocidade deve assegurar que todas as descontinuidades sejam claramente indicadas pelo instrumento e distinguíveis umas das outras, bem como dos sinais devidos ao movimento da sonda.


 Fig



Empregando a fórmula 5.1 da publicação do IAEA (Eddy Current Testing at Level 2: Manual for the Syllabi Contained in IAEA-TECDOC-628.Rev. 2 "Training Guidelines for Non Destructive Testing Techniques") é possível calcular a frequência recomendada para a inspeção tubular:

Fim


Indique o valor de f90 estimado para a inspeção, supondo que o  material a inspecionar tenha condutividade 5% IACS.


P.S.: As informações solicitadas podem ser obtidas na tela do programa ECPadASMESondAbs Fornecer esses dados no espaço de resposta abaixo ou reproduzindo a resposta em um arquivo e os enviando  pelo recurso DISCUSSION (Discussão) do Thinkific.

QUESTÃO 3

Indique na tabela abaixo qual os ajustes dos parâmetros de ensaio que atenderam ao requisito de calibração da norma ABNT.


GANHO dB

GANHO dB
FASE (graus)
FREQ. (kHz)
POSIÇÃO H
POSIÇÃO V 









A frequência prática obtida no programa coincidiu com a estimativa do cálculo de f90?


P.S.: As informações da tabela podem ser obtidas na tela do programa ECPadASMESondAbs Fornecer esses dados (tabela) e a resposta da pergunta no espaço abaixo ou reproduzindo a tabela em um arquivo e os enviando  pelo recurso DISCUSSION (Discussão) do Thinkific.

QUESTÃO 4

Utilizando o analisador vetorial do programa definir os parâmetros dos sinais das descontinuidades artificiais existentes no padrão de calibração ou de referência (10%E; 20%E; 40%E; 60%E; 80%E; 100%; 10%I).


DESCONTINUIDADE


FASE (graus)

AMPLITUDE (volts)

10%E



20%E



40%E



60%E



80%E



100%



10%I




P.S.: As informações da tabela podem ser obtidas com o analisador vetorial do programa ECPadASMESondAbs Fornecer esses dados no espaço de resposta abaixo ou reproduzindo a tabela em um arquivo e os enviando  pelo recurso DISCUSSION (Discussão) do Thinkific.

QUESTÃO 5

Preencher o formulário de relatório com os resultados

Atento par todos os itens do formulário (experimente preencher todos os itens)

Não deixe de preencher a tabela REGISTRO DETALHADO DAS INDICAÇÕES, da página 1, e O CROQUIS, da página 2.

Fim
Fig