ABENDI.org.br
CT INI

A aplicação de tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 (Big Data, AI, Machine Learning, etc) junto a técnicas usadas na INI seriam um avanço efetivo ou um risco desnecessário no momento? Existem estudos/projetos a respeito?

A base da Indústria 4.0 é o acesso a informações em maior quantidade e disponíveis para acesso fácil e imediato. O uso de metodologia de inteligência artificial e do aprendizado por sistemas informatizado com base nas informações colhidas diretamente dos equipamentos certamente vai aumentar a confiabilidade nas decisões. As informações a respeito do estado de integridade do equipamento obtidas por técnicas “on line” e de informação imediata para os especialistas  sem dúvida aumentará a assertividade no julgamento do estado de dano e da necessidade de reparo dos equipamentos durante sua operação. (Carneval)

A indústria 4.0 e mais especificamente o END 4.0 é um avanço e já está em utilização, tendo a pandemia, como efeito colateral, adiantado a implementação de ferramentas tecnológicas que possam ser operadas e controladas de forma remota. A necessidade de ficarmos em casa evidenciou a necessidade de melhoria da estrutura para que isso aconteça de forma razoável: redes de internet eficientes, sinais de 4G presentes e estáveis, armazenamento e processamento de dados em nuvem.
A aplicação de recurso 4.0 já é realidade:
•    A utilização do Machine Learning no processamento de dados de inspeção já está sendo aplicada no Brasil;
•    Temos sensores de inspeção trabalhando sem fio (IIoT) disponíveis comercialmente;
•    O uso de smartphones e tablets no ambiente industrial é cada vez mais comum;
•    Wearable Devices para uso em inspeção já está sendo desenvolvido;
•    Diversos projetos de PD&I em andamento focados na implementação da Transformação Digital estão sendo desenvolvidos no país.
As oportunidades para o END 4.0 estão em franco crescimento no mercado de Inspeção de Equipamentos e o único risco é não evoluir junto: o mercado de trabalho está carente de profissionais que consigam fazer a conexão entre a sua tradicional área de conhecimento (no nosso caso podemos encarar como os END’s e Inspeção, por exemplo) e as tecnologias 4.0. (Júlio Endress)


ÍNDICE