ABENDI.org.br
CT INI

Tendo em vista que a NBR-16455 não trata de metodologia quantitativa para determinar as coberturas dos ensaios aplicáveis, existe outro documento técnico que trate de método estatístico ou outro para essa determinação?

A efetividade da inspeção é fundamentada nos parâmetros do END empregado: PoD (Probabilidade de Detecção) e na Cobertura (área inspecionada pelo END dividido pela área total). Esses parâmetros são muito variáveis em função não só do método/técnica de END adotado como também do aparelho/sistema comercial utilizado. É praticamente impossível “tabelar” seus valores. A estimativa então fica a cargo do especialista de END (nível 3) que deve fazer parte da equipe de planejamento, acompanhamento e análise dos resultados de um projeto de uso de INI. (Carneval)

A guia atualizada HOIS Recommended Practice for Non-Intrusive Inspection of Pressure Vessels - HOIS-RP-103 – emitida no final de 2019, apresenta metodologia quantitativa para determinar tanto para determinar a área de cobertura necessária quanto a efetividade do END requerido. (Francisco Marques)


ÍNDICE