ABENDI.org.br
CT INI

Como é feita a "Avaliação da Efetividade das Inspeções Prévias"?

A Avaliação da Efetividade das Inspeções Prévias corresponde à análise do histórico do equipamento e à comparação das inspeções anteriores em relação à inspeção visual para o mecanismo de dano associado àquela zona do equipamento. Ela é classificada em três tipos: alta, média e baixa, em função da probabilidade dos ensaios encontrarem o dano.

Conforme o Item 6.3.2.2 da Norma ABNT NBR 16455, “A avaliação da efetividade das inspeções prévias tem como finalidade qualificar a capacidade da INI de prever todos os tipos de defeitos relevantes, e consequentemente, a definição da eficiência dos métodos de END utilizados na detecção destes, de modo a permitir uma gestão adequada da probabilidade de falha do vaso”.

Por exemplo, se na zona da bota de um vaso, onde há possibilidade de acúmulo de líquido e maior probabilidade de corrosão, nunca tiver sido feita medição de espessura ou inspeção visual interna, pode-se classificar com de BAIXA efetividade as inspeções prévias. Do mesmo modo, se a região já tiver sido submetida apenas a uma inspeção visual, a efetividade pode ser MÉDIA; mas se dois tipos diferentes de inspeção (visual e ultrassônica) tiverem sido realizados, a efetividade pode ser classificada como ALTA.


ÍNDICE