ABENDI.org.br
CT INI

O que são "Categorias de Confiança" e como elas são utilizadas?

O termo “confiança” é citado várias vezes na Norma ABNT NBR 16455 e, conforme o Item 6.3.2 (Fatores do processo decisório de alto nível), a confiança pode ser quantificada em três categorias: alta, média ou baixa.

A utilização das Categorias de Confiança é a base para a permissão ou não de se executar a INI. De maneira geral, elas ponderam a certeza de que todos os mecanismos de deterioração presentes, bem como os métodos capazes de identificar os defeitos associados a esses mecanismos, foram corretamente definidos. Assim, as informações que definem as Categorias de Confiança dependem das evidências do tipo de sistema de gestão da inspeção/integridade e dos históricos.

Por exemplo, uma confiança alta permitirá fazer INI em várias situações, exceto se a severidade dos mecanismos de deterioração for alta e a eficiência nas inspeções anteriores for baixa. Por outro lado, se a categoria de confiança for baixa, mesmo com baixa severidade dos mecanismos, só poderá ser feita INI com uma eficiência das inspeções no mínimo média.


ÍNDICE