ABENDI.org.br
CT INI

Como a INI se relaciona com a Inspeção Baseada em Risco (RBI)?

Embora não exista propriamente uma relação direta entre a Norma ABNT NBR 16455 e documentos de referência consagrados internacionalmente em IBR, ambas as metodologias possuem requisitos similares, de modo que, por exemplo, as informações de processo e contaminantes necessárias para definição dos mecanismos de danos e a emissão de um plano de inspeção na metodologia IBR facilitam sobremaneira a elaboração de um plano de inspeção INI, principalmente no que se refere aos itens Severidade e Taxas de Deterioração.

Ambas as metodologias dividem os equipamentos em zonas, e recomendam o plano de inspeção específico para cada posição física. Na INI, em cada zona temos um tipo de inspeção (A, B e C), que terá um tipo de cobertura dos ensaios (PARCIAL, PARCIAL AMPLIADA e GERAL) que, qualitativamente, indica qual o comprimento de solda ou área a ser inspecionada pelo lado externo.

No caso da IBR, a cobertura dos ensaios está quantitativamente definida em função da efetividade da inspeção (tipo de ensaio e extensão). Esta escolha do plano de inspeção, que permite a alternativa intrusiva e não intrusiva, será feita pelo risco esperado no final da próxima campanha do equipamento. Ou seja, quanto mais ensaios, menor o risco calculado para o futuro.

Em resumo, para equipamentos que já possuam um plano de inspeção estabelecido através de IBR a elaboração de um plano INI é bem mais fácil e rápida.


ÍNDICE