ABENDI.org.br
CT INI

Quais são as principais vantagens e desvantagens da INI?

Qualquer decisão sobre a metodologia de inspeção mais adequada para determinado caso deve ser baseada na avaliação das vantagens e desvantagens de cada uma. Em particular, a escolha entre a realização de uma Inspeção Visual Interna (IVI) ou de uma INI deve ter por foco a continuidade e segurança operacional, embasada na garantia da integridade estrutural do equipamento em tela. A INI apresenta como principal vantagem, sem dúvida, a avaliação da integridade (no mínimo equivalente à obtida pela IVI) sem a necessidade de adentrar no equipamento. Além disso, a INI evita as atividades necessárias ao adentramento no equipamento, com redução de custo e ganho de segurança, ou mesmo, em algumas situações, permitir a inspeção do equipamento em serviço. A principal desvantagem do uso da INI é que, para que se torne efetiva, a sua aplicação necessita de recursos que frequentemente estão presentes em empresas, tipicamente, de maior porte.

Em resumo, dentre os pontos positivos da aplicação da metodologia de INI, destacam-se:
(i)    o aumento de segurança, tanto de modo direto, quanto indiretamente, ao favorecer a redução de mão-de-obra durante as paradas; e
(ii)    os ganhos financeiros, tanto pela redução do lucro cessante das instalações, quanto pelo uso mais racional dos recursos de inspeção.

ÍNDICE