ABENDI.org.br
CT INI

O que é Inspeção Não Intrusiva (INI)?

A Inspeção Não Intrusiva (INI) é uma metodologia de gestão de inspeção de equipamentos industriais que permite inspecioná-los sem sua retirada de operação, aumentado a segurança operacional e reduzindo os custos para as empresas.

Ela é uma opção para a inspeção prescritiva, ou mesmo para as atividades de inspeção pautadas pela aplicação da Inspeção Baseada em Risco (IBR), que frequentemente envolvem o adentramento nos equipamentos, com todos os riscos e requisitos que envolvem tal operação, inclusive de disponibilidade operacional.

Com efeito, a INI foi desenvolvida para atestar, sempre que possível, a integridade estrutural de equipamentos considerados críticos preferencialmente sem interrupção operacional, isto é, sem que os equipamentos sejam retirados de operação para que a avaliação de suas condições internas seja adequadamente conduzida. Ademais, mesmo nos casos em que o adentramento seja imprescindível, a utilização da INI de modo prévio é capaz de permitir que o adentramento e, consequentemente, a indisponibilidade operacional, sejam os menores possíveis.


ÍNDICE