nde-ed.org ima ROCarneval

EM17 - O USO DO MAGNETISMO EM END

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/magnetismndt.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Explanar como magnetismo é usado em ensaios não destrutivos para detectar trincas em materiais ferromagnéticos, por exemplo tubos de aço.

Outra forma de uso do magnetismo é inspecionar os materiais para a detecção de descontanuidades. Lembremos que na introdução foi dito que END (Ensaios Não Destrutivos) é o uso de aparelhos e métodos especiais para confirmar a inexistência de descontinuidades metálicas em um objeto sem prejudicar o uso futuro desse objeto. Um dos métodos de END comumente utilizado é chamado de inspeção por partículas magnéticas. Usamos este ensaio para encontrar pequenas descontinuidades em objetos antes que eles se tornem defeitos maiores e causem sérios problemas.

Na inspeção de partículas magnéticas, uma fonte de magnetização ou uma fonte de corrente elétrica é usado para estabelecer um campo magnético no objeto. As partículas de ferro, finamente divididas, são então pulverizados na superfície do objeto. Essas partículas costumam se alinhar ao longo das linhas de força magnética. Se uma fissura ou outra descontinuidade estiver presente, as linhas de força magnética serão interrompidas e as partículas magnéticas se agruparão ao longo das bordas da falha.

PM END 1
1. Aqui mostra-se algumas tubulações de aço em uma unidade industrial. Há dúvida da presença de trincas nessas tubulações. Para detectar essas prováveis trincas vamos empregar o ensaio de partículas magnéticas. A razão para usar esse método de inspeção é o seu baixo curso e por não prejudicar a tubulação para futuros usos.
PM END 2
2. O aparelho identificado 'A'  é um julgo ("yoke") eletromagnético que será posicionado diretamente sobre a superfície que será ensaiada.
O item identificada 'B' e uma suspensão de partículas magnéticas.
O item identificado 'C' é a fonte de energia para energizar o "yoke".

PM END 3
3. A primeira coisa a fazer é posicionar o "yoke" na firmemente aderido na região que pretende-se inspecionar, e em seguida ligar a energia elétrica para gerar o campo magnético de inspeção e magnetizar a região inspecionada. A última ação nessa etapa é aplicação (pulverização) das partículas na região inspecionada.
PM END 4
4. A próxima etapa do procedimento de inspeção é inspecionar atentamente a região sob inspeção e tentar observar acúmulos de partículas em regiões propensas a presença de trincas. Nesse caso, nenhuma descontinuidade foi detectada.
PM END 5
5. Nessa outra região do tubo observa-se um acúmulo de partículas identificando a presença de uma trinca na região inspecionada.


Conclui-se assim a revisão sobre magnetismo. Para obter mais informações sobre magnetismo, revise o material sobre eletricidade, se você ainda não o fez. Como você sabe agora, os dois estão intimamente relacionados.


https://rocarneval.neocities.org/EM_17-MagnetEND.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EM_16-MotorEletrico.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EM_18-Quiz.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EM_00-Indice(Magnetismo).html