nde-ed.org ima ROCarneval

EM09 - LINHAS DE FORÇA MAGNÉTICA

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Magnetism/linesofforce.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Explanar como as linhas de força magnética entram e saem de um ímã na forma de barra.
  • Discutir como as linhas de força magnética agem sobre objetos feitos de material ferromagnético.
  • linhas de forca magnetica

    Inicialmente a esfera de metal não se movimenta porque está fora das linhas de força magnética do ímã.

    Quando trazida para dentro da área de atuação das linhas de força do ímã a esfera de metal é atraída para um dos polos do ímã.

    Questões

    1. O que aconteceu quando colocamos uma esfera de metal nas linhas de fluxo magnético do ímã? E quando a posicionamos fora dessas linhas?
    2. O que as linhas ao redor do ímã na forma de barra indicam?
    3. Se considerarmos a Terra como um grande ímã permanente, com os polos nos seus extremos (sul e norte), como as linhas de força magnética imaginárias poderiam parecer ao redor da Terra?

    Discussão

O que as linhas ao redor do ímã na forma de barra indicam?

As linhas que desenhamos redor do ímã, são chamadas de linhas de força magnética, indicam a região em que a força do ímã pode ser detectada (está atuando). Esta região é chamada de campo magnético do ímã na forma de barra. Se um objeto de material ferromagnético  estiver perto de um ímã, mas não estiver dentro do campo magnético (sua região de atuação), o objeto não será atraído pelo ímã. Quando o objeto entra no campo magnético, a força do ímã age, e o objeto é atraído. O caminho dessas linhas de força caracteriza as forças causadas pelo ímã. As linhas de força magnética, ou linhas de fluxo magnético, deixam o polo norte e entram no polo sul, externamente ao ímã. Evidentemente no interior do ímã o caminho é o contrário.

Qual a semelhança magnetizado ímã com a Terra?

Visto que a Terra é um enorme ímã com um polo magnético norte e outro sul, as linhas de força magnética ao redor da Terra, parece haver um enorme ímã na forma de barra verticalmente posicionado dentro da Terra. Veremos no próximo experiência  (próxima página) como as linhas magnéticas de fluxo em torno de um ímã podem ser vistas. A próxima página lhe dirá mais sobre como você pode observar o campo magnético de um ímã e o que você pode aprender lendo os caminhos das linhas de força magnética.



https://rocarneval.neocities.org/EM_09-LinhaForca.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EM_08-Polos.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EM_10-CampoMagnetico.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EM_00-Indice(Magnetismo).html