nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE27 - Eletricidade - Sumário

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/electricitysummary.php

O que aprendemos nessa unidade?

Lightning over Jack Trice Stadium
Photo Credit: Locke Karriker   Click for more info on photo.

Aprendemos que toda a matéria é composta de átomos e que os átomos são compostos de prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons têm carga positiva, nêutrons não apresentam carga, e os elétrons tem carga negativa. Alguns materiais, como o cobre, possuem elétrons que estão fracamente ligados aos seus átomos e esses elétrons "livres" se movem de átomo para átomo. Normalmente, esses elétrons livres movem-se de átomo para átomo de forma não orientada (direção aleatoriamente), não implicando no surgimento de corrente elétrica. Entretanto, se forçarmos o movimento desses elétrons livres em uma direção usando um campo magnético, reação química, ou outra forma, surge uma corrente elétrica. Eletricidade é o fluxo direcionado de elétrons.

O fluxo direcional de elétrons (corrente elétrica) é muito útil porque pode ser usado para fazer o trabalho. Quando os elétrons estão se movendo, eles produzem um campo magnético e este campo magnético pode ser usado para fazer com que o eixo de um motor gire e faça o trabalho. A corrente elétrica também gera calor que pode ser usado para aquecer uma casa ou produzir luz. Os elétrons movendo-se através do filamento de uma lâmpada incandescente fazem com que o filamento aqueça e brilhe. O fato de não haver oxigênio dentro da lâmpada impede que o filamento se queime instantâneamente.

A eletricidade também pode ser usada para fazer medições e inspecionar materiais condutores. Quando a eletricidade está fluindo em uma bobina, produz um campo magnético dentro e ao redor da bobina. Este campo magnético da bobina pode então ser usado para gerar corrente elétrica em outro condutor. Essas correntes elétricas são chamadas de correntes parasitas (no inglês "eddy current" porque seu caminho é na forma de círculos, "eddies" como nos rios). A intensidade das correntes parasitas pode ser medida e fornecer informações úteis sobre o material.

Nesta unidade, também aprendemos sobre as diversas medidas que são utilizadas para quantificar a eletricidade. Amperagem é uma medida da intensidade da corrente elétrica e é o número de elétrons passando por um ponto fixo em um segundo. Tensão elétrica (voltagem) é uma medida de quantos elétrons estão presentes em uma área em comparação com outra. Quando há um desequilíbrio de carga, os elétrons querem mover-se para a área de menor concentração até que o equilíbrio seja alcançado. O desequilíbrio de carga é chamado de força eletromotriz e é medido usando o volt como unidade.

Você também deve estar ciente de que a eletricidade pode ser muito perigosa. A eletricidade pode causar queimaduras e interferir com os sinais elétricos normais do corpo e fazer com que o coração bata irregularmente ou até mesmo pare de bater. Então, use eletricidade com sabedoria e cautela.

A eletricidade é apenas uma das formas de energia que são úteis para a sociedade.

Na próxima página apresentaremos uma lista de questões ("quiz") para verificar seu conhecimento sobre o que foi ensinado nessa unidade.

https://rocarneval.neocities.org/EE_27-Sumario.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_26-ENDmaisECP.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_28-Quiz.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html