nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE23 - CAMPO ELETROSTÁTICO

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/electrostaticfield.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Comparar as definições de um campo magnético (da página anterior) com um campo eletrostático.
  • Descrever é intensidade de campo magnético e como ele é determinada.
  • Explanar a regra da "mão direita".

Campo Eletrostático

Relembremos que os elétrons têm um campo eletrostático ao seu redor. Quando a energia de uma fonte tal como bateria é aplicada a um circuito, fazendo os elétrons fluírem através do condutor, um novo tipo de campo é desenvolvido ao redor do fio. Esse novo tipo é o campo eletromagnético. Devemos aprender mais porque esse campo desenvolve-se no material gerando o magnetismo.

Como podemos ver na figura abaixo, o campo magnético que circunda um condutor pelo qual passa uma corrente elétrica é feito linhas de força circulares. A intensidade dessas linhas de força circulares é progressivamente menor a medida que nos afastamos do condutor. Também, se uma corrente mais intensa circula pelo condutor, as linhas de força geradas tornam-se mais fortes. Verdadeiramente, podemos dizer que a intensidade do campo magnético é diretamente proporcional a corrente elétrica que circula no condutor.


magnetografia de fio energizado

O termo intensidade de campo é usado para descrever a magnitude do campo magnético atuante. A partir de agora usaremos esse termo para descrever o valor do campo magnético que é gerado ao redor de um condutor que está transportando corrente elétrica

Aprendemos que a força do campo magnético é resultado da corrente elétrica fluindo no condutor. Aprendemos também que o campo tem a forma circular. O que ainda não sabemos é a direção do campo magnético circular.

Direção do Campo (A Regra da "Mão Direita")

Os cientistas desenvolveram uma lei chamada regra da "Mão Direita". Essa regra serve para determinar o sentido que o campo magnético circular estás rodando ao redor do condutor. Se você posicionar sua mão direita ao redor do condutor e fechar seus dedos ao redor dele com o polegar apontando no mesmo sentido da corrente, seus outros dedos (suas pontas) estarão apontando no sentido do campo magnético.

Regra da Mão Direita

Revisão

  1. Empregamos a regra da "mão direita" para indicar a direção do campo magnético.
  2. Intensidade de Campo é o termo empregado para descrever a magnitude do campo magnético.
  3. A intensidade de campo é determinada pela quantidade de corrente elétrica fluindo pelo condutor.


https://rocarneval.neocities.org/EE_23-CampoEletrostatico.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_22-Eletromagnetismo.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_24-InducaoEletromagnetica.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html