nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE22 - ELETROMAGNETISMO

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/electromagnetism.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Descrever como um campo magnético é criado.
  • Explanar como um eletroímã e um solenoide (bobina elétrica) trabalha juntos.

Em 1820, um cientista Dinamarquês chamado Hans Oersted descobriu que a agulha de uma bússola mudava de orientação quando um fio pelo qual circula uma corrente elétrica é aproximada da bússola. A deflexão da agulha da bússola acontece apenas quando corrente circula no fio. A interrupção da circulação da corrente elétrica faz com que a agulha da bússola retorne para sua posição de repouso.

magnetografia em fio energizado

Campo Magnético

A figura acima mostra que qualquer fio pelo qual circule uma corrente elétrica é circundado por um campo invisível chamado de campo magnético. Por essa razão, toda vez que tivermos uma corrente circulando por um circuito elétrico, devemos também considerar os efeitos do campo magnético gerado. Todos nós, provavelmente já sentimos, alguma vez, o efeito de um campo magnético. Os ímãs atraem alguns tipos de materiais como o ferro, porém não têm efeitos sobre outros materiais.

Eletromagnetismo

O termo eletromagnetismo é definido como a produção de campos magnéticos pela passagem de corrente elétrica por um condutor. Devemos compreender eletromagnetismo em maiores detalhes e como podemos utiliza-lo para o trabalho.

Enrolar (espiralar) um condutor, pelo qual a corrente está circulando, ao redor de um material (formando uma bobina), ao redor de um material (que funcionará aqui como núcleo da bobina) facilmente magnetizável, constitui a formação de um eletroímã. O campo magnético será concentrado no núcleo da bobina. Esse arranjo é chamado de solenoide. Quanto mais voltas (espiras) enrolarmos ao redor do núcleo, mais forte será o eletroímã produzido, bem como mais forte serão as linhas de força desse campo magnético.

bobina energizada

Eletroímã

Nós criamos um eletroímã, que funciona como se fosse um ímã natural na forma de barra, quando a corrente está circulando.  Observe que todas as linhas de força geradas passam através do material do núcleo, mesmo que na parte externa da bobina essas mesmas linhas de força estejam bem mais espalhadas. A polaridade do eletroímã criado é ditada pela direção da corrente fluindo na bobina de fios. A direção que os fios da bobina formam ao redor do núcleo também indica a direção do campo magnético e conseqüentemente sua polaridade. Esse conhecimento é importante se queremos usar o eletroímã criado para atuar em outro material.

Na próxima sub unidade aprenderemos como o campo eletrostático e sua intensidade de campo estão relacionadas com o eletromagnetismo.

Revisão

  1. Um campo magnético é gerado a qualquer tempo que corrente elétrica fluir através de um condutor.
  2. O campo magnético ao redor do condutor circula em um circuito fechado.
  3. Espiralando um fio para formar um bobina cria um eletroímã.
  4. Enrolando o fio ao redor de uma peça de ferro cria um solenoide.

https://rocarneval.neocities.org/EE_22-Eletromagnetismo.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_21-CorrenteAlternada.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_23-CampoEletrostatico.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html