nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE21 - CORRENTE ALTERNADA

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/alternatingcurrent.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Definir para que serve a corrente alternada (CA) e o que ela significa.
  • Explanar como CA é criada e fornecida em diversas localidades.
  • Discutir as diferenças entre CA e CC.

 

CA é expressão curta para corrente alternadas. Significa que a direção da corrente fluindo em um circuito está sendo constantemente invertida (para frente e para trás). Isso é conseguido por um tipo específico de fonte corrente/voltagem.

A corrente elétrica que circula em nossa casa é a corrente alternada. A corrente alternada é proveniente de usinas de geração de energia elétrica que são operadas pelas concessionárias de energia elétrica nacionais. As redes de energia elétrica com fios de grande diâmetro que vemos nas torres de transmissão no interior do país transportem corrente CA da usina de geração para os pontos de carga, nossas residências ou escritórios. A direção da corrente é invertida de para frente e para trás 60 vezes por segundo.

corrente alternada

A figura acima representa um circuito em série empregando corrente alternada (transmitida pela tomada) na fonte de eletricidade. Observe que a lâmpada incandescente permanece acesa mesmo que a corrente esteja invertendo a sua direção constantemente. A mudança de direção da corrente ocorre tão rapidamente que a luz da lâmpada não tem tempo para permanecer apagada. O filamento da lâmpada incandescente não considera se a alimentação elétrica é por CC ou AC. O circuito está fornecendo energia a lâmpada de uma fonte, que no caso, é da usina de geração de energia elétrica.

Revisão

  1. CA, ou corrente alternada significa que a corrente elétrica flui em direções alternadas de uma forma repetitiva.
  2. CA é criada pelas plantas de geração de energia elétrica, ou por outras fontes. Essa corrente CA é entregue nas nossas casas ou escritórios através das linhas de transmissão que vemos em todos os locais da cidade.
  3. A freqüência de repetição da corrente é 60 Hertz. Isso significa que a direção da corrente muda 120 vezes a cada segundo.

https://rocarneval.neocities.org/EE_21-CorrenteAlternada.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_20-CorrenteContinua.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_22-Eletromagnetismo.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html