nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE18 - O CIRCUITO EM PARALELO

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/parallelcircuit.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Definir circuito em paralelo e explicar como compara-lo ao circuito em série.
  • Construir um circuito em paralelo.
  • Explanar o que o voltímetro faz e como ele é diferente de um amperímetro.

Assim como o circuito em serie, o circuito em paralelo possui uma fonte de voltagem(corrente) bem como fios e outros componentes elétricos. A principal diferença entre circuito em série e em paralelo é a forma como os componentes são inter conectados. Num circuito em paralelo a corrente elétrica possui vários caminhos pelo qual circula.

Observe abaixo a construção de um circuito em paralelo simples

circuito paralelo simpes

Atenção, você acabou de observar a construção de um circuito elétrico em paralelo. Observe que quando o interruptor foi fechado, os elétrons fluem pelos dois ramos ao mesmo tempo. No circuito em série, todos os elétrons passam pelos componentes em seqüência. Já no circuito em paralelo, alguns elétrons passam através de uma carga, enquanto outros elétrons passam pela outra carga, tudo ao mesmo tempo. No ponto A, a corrente total se divide e cada parte segue caminhos diferentes antes de voltar a juntar-se no ponto B

Um circuito em paralelo ocorre sempre que, pelo menos, dois componentes são conectados entre os mesmos dois pontos. Esses dois pontos do nosso circuito são os pontos A e B. Os dois resistores conectam igualmente os pontos A e B.

Cada trecho paralelo é chamado "ramo" do circuito paralelo.

Observe abaixo a construção de um circuito em paralelo, agora incluindo um voltímetro no mesmo

circuito paralelo com voltimetro

Esse circuito em paralelo contém 3 ramos (dois resistores e um voltímetro), o que significa que os elétrons (corrente elétrica) passam através  dos três ramos ao mesmo tempo. Colocamos um voltímetro nesse segundo circuito para mostrar um fator importante. Nos 4 últimos circuitos construídos, incluiu-se um amperímetro neles. O amperímetro deve ser sempre instalado em série no circuito, pois de outra forma ele não funciona. Já o voltímetro deve ser instalado em paralelo ao circuito para funcionar. Isto é porque o voltímetro mede  diferença na força eletromotriz (FEM) entre dois lados de um componente eletrônico. Na nossa casa, a maioria dos circuitos apresenta uma FEM de 120 volts.

Revisão

  1. Quando alguns componentes são inter conectados em paralelo, eles formam um circuito em paralelo.
  2. Um voltímetro deve ser ligado em paralelo ao circuito que pretende medir para que a FEM entre os dois pontos de conexão seja medida.

https://rocarneval.neocities.org/EE_18-CircuitoParalelo.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_17-CircuitoSerie.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_19-SerieMaisParalelo.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html