nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE17 - O CIRCUITO EM SÉRIE

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/seriescircuit.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Definir um circuito em série, e uma lista de componentes necessários para a sua construção.
  • Construir um circuito em série simples e um complexo.
  • Definir o que é uma carga.

Observe abaixo a construção de um circuito em série simples

Preste atenção na figura dinâmica abaixo a colocação nos locais corretos do diagrama de circuito os respectivos componentes (i.e. bateria, lâmpada incandescente, etc.) relativos aos seus símbolos.

simpleserialcircuit.gif

Atenção, você acabou de observar a construção de um circuito elétrico em série. Fique atento que é quando fechamos o interruptor que completa-se a construção do circuito eletrônico. Os elétrons iniciam a movimentação e o amperímetro indica que existe corrente fluindo no circuito. Também observe que a luz se acende. Isso acontece porque os elétrons se movimentam pelo fino fio existente no bulbo (filamento) fazendo-o aquecer intensamente até ficar incandescente e brilhar. Se existisse ar atmosférico no interior do bulbo o filamento rapidamente queimaria interrompendo a passagem de corrente..

O que você acabou de ver ser criado é chamado circuito em série. Ele é chamado de circuito em série porque só existe um caminho para o fluxo dos elétrons entre qualquer dois pontos do circuito. Em outras palavras, os componentes, que são a bateria, o interruptor, o amperímetro, e a lâmpada, estão em série entre si.

Definição de carga

A lâmpada incandescente é considerada uma carga nesse circuito. Pode-se pensar que uma carga é qualquer coisa que está consumindo a energia que está circulando no circuito elétrico. Pode ser tanto uma lâmpada ,como um computador, ou uma máquina de lavar, ou qualquer outro "consumidor" de energia elétrica.

Observe abaixo a construção de um circuito em série com resistores

Preste atenção na figura abaixo, na qual usaremos alguns resistores ao invés da lâmpada. Os resistores são componentes empregados para controlar a quantidade de corrente passando no circuito. A lâmpada no circuito acima na realidade está atuando como um resistor porque ele permite que apenas uma certa quantidade de corrente passe no circuito. Se não há resitores ou componentes que produzam uma resistência elétrica no circuito, uma quantidade muito grande de corrente elétrica vai passar no circuito provocando um dano nos componentes do circuito ou no frio. Muita corrente passando no pelos componentes do circuito resultará na geração de calor que pode fundir o circuito. Esse fenômeno é conhecido como curto circuito e é a razão porque fusíveis ou disjuntores são freqüentemente inclusos no circuito.

simpleserialcircuit2.gif

O circuito construído é um circuito em série mais complexo. Nesse circuito não é possível um trabalho sendo executado como o acendimento de uma lâmpada, pois ela não existe nesse circuito. Confirmamos a passagem de corrente elétrico pela presença do amperímetro que mede a corrente elétrica circulando no circuito. É importante saber que não somos capazes que passa corrente pelo circuito sem medidores elétricos, como o amperímetro conectado no circuito. Eletricidade pode ser um meio muito perigoso e experiências como as simuladas aqui nunca devem ser executadas sem a supervisão de técnicos mais experientes. Nunca trabalhe com eletricidade a menos que você esteja treinado para trabalhar com ele seguramente.

Revisão

  1. Quando os componentes estão unidos alinhados em um circuito elétrico, ele é chamado de circuito em série.
  2. Uma carga é qualquer dispositivo no circuito que está consumindo energia que a corrente elétrica está fornecendo.

https://rocarneval.neocities.org/EE_17-CircuitoSerie.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_16-DiagramaCircuito.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_18-CircuitoParalelo.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html