nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE15 - CIRCUITOS EM SÉRIE E EM PARALELO

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/seriesparallelcircuits.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

  • Explicar como os circuitos são formados.
  • Listar exemplos de fontes de energia para qualquer circuito elétrico de forma que seja fornecida voltagem a esse circuito.
  • Comparar as diferenças entre energia cinética e potencial.
  • Discutir o que pode acontecer se um resistor não for colocado no circuito.

Quando conectamos vários componentes juntos com fios, criamos um circuito elétrico. Os elétrons precisam de uma fonte de voltagem para propiciar o seu movimento e, claro, um caminho (fio) para circular. Esse caminho deve ser contínuo desde a fonte de FEM, passando pelos outros componentes e retornando a fonte de FEM.

A voltagem necessária aos circuitos elétricos pode vir de diferentes origens. Alguns exemplos comuns são baterias, pilhas, usina de geração de energia, célula de hidrogênio.

powerplant.jpg Planta de Energia
Pilha Eletrônica
Bateria Automotiva Célula de Hidrogênio

Quando conectamos um aparelho elétrico em uma tomada de parede, voltagem e amperagem estão disponíveis para nosso uso. Essa voltagem normalmente é criada numa usina de geração de energia elétrica e trazida para nossa residência por fios aéreos em postes ou em dutos enterrados.

De fato, como não ocorre circulação de corrente a menos que exista uma fonte de voltagem, geralmente nos referimos a essas fontes como sendo de corrente. Em outras palavras, sem uma fonte de voltagem, não haverá fluxo de corrente. Dessa forma essas fontes são mais propriamente de corrente do que de voltagem.

Baterias geram voltagem por meio de reações químicas. Usinas de geração de energia o fazem por vários meios mecânicos. Algumas queima carvão ou gás combustível para criar vapor, enquanto outras usam água fluindo de uma represa num lago. Também existem usinas que empregam energia nuclear como fonte de geração da energia elétrica. Todos esses tipos de usinas propiciam a rotação de grandes turbinas ligadas por eixos a um gerador de energia elétrica. Todas essas fontes de energia elétrica convertem algo chamado de energia potencial em energia cinética. Quando utilizamos esses combustíveis para gerar eletricidade, elas tornam-se energia cinética.

Podemos dizer que a energia potencial está "aguardando" para ser utilizada, enquanto a energia cinética já está em uso agora.

Adicionalmente as fontes de voltagem, precisamos de fios e outros componentes para construir um circuito elétrico. Lembre-se que os fios de cobre são condutores visto que podem provocar o fluxo de elétrons facilmente. Se não incluirmos resistores no nosso circuito, a corrente circulando pode ser muito alta e prejudicar nossa fonte de voltagem.

Revisão

  1. Fios e vários componentes elétricos conectados entre si formam um circuito elétrico.
  2. Plantas de energia e Célula de Hidrogênio são exemplos de fonte de energia para produzir voltagem (FEM) para qualquer  circuito elétrico funcionar.

https://rocarneval.neocities.org/EE_15-SerieParalelo

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_14-LeideOhm.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_16-DiagramaCircuito.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html