nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE15 - LEI DE OHM

traduzido do sítio: https://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/ohmslaw.php

Após ler essa seção você estará apto a fazer o seguinte:

Provavelmente a relação matemática mais importante entre voltagem, corrente e resistência em eletricidade é algo chamado "Lei de Ohm". Um  homem chamado George Ohm publicou essa fórmula em 1827 baseado em sua experiência com eletricidade. A fórmula é usada para calcular valores elétricos de forma que possamos projetar circuitos e usar a eletricidade de maneira útil A lei de Ohm é apresentada abaixo.

Lei de Ohm

LEI DE OHM

I = V/R,

I = corrente, V = voltagem, e R = resistência

*Dependendo do que está se querendo calcular podemos rearranjar a fórmula em duas outras maneiras.

V = I x R

R = V/I

*Todas essas variações da Lei de Ohm são iguais entre si.

Vamos observar a que a Lei de Ohm nos informa. Na primeira versão da fórmula, I = V/R, a Lei de Ohm nos informa que a corrente elétrica fluindo em um circuito pode ser calculada dividindo a voltagem pela resistência. Em outras palavra, a corrente é diretamente proporcional a voltagem e inversamente proporcional a resistência. Então, um aumento na voltagem implicará no aumento da corrente se a resistência é mantida constante. Alternativamente, se a resistência de um circuito é aumentada e a voltagem mantida constante, a corrente diminuirá.

A segunda versão dessa fórmula (V = I x R) nos indica que a voltagem pode ser calculada se a corrente e a resistência do circuito são conhecidas. Pode ser visto na equação que se a corrente ou a resistência são aumentadas no circuito (enquanto o outro é mantido constante) a voltagem irá crescer.

A terceira versão da fórmula (R = V/I) nos indica que podemos calcular a resistência de um circuito se a voltagem e a corrente são conhecidas. Se a corrente é mantida constante, um aumento na voltagem resultará num aumento da resistência. Alternativamente, um aumento na corrente enquanto mantendo a voltagem constante acarretará um aumento na resistência. Alternativamente, um aumento da corrente enquanto mantendo a voltagem constante provocará numa diminuição da resistência. Deve ser observado que a Lei de Ohm também é valida para semi condutores, mas enquanto numa grande variedade de materiais (como os metais) a resistência é fixa e não depende da quantidade de corrente ou da quantidade de voltagem.

Como pode ser visto, voltagem, corrente, e resistência são tanto matematicamente como fisicamente relacionados entre si. Não é possível trabalhar com eletricidade sem considerar todas essas três propriedades.

calcular a correnteCalcular a corrente elétrica no circuito da figura ao lado, onde uma bateria de 100 volts alimenta o circuito que possui um resistor com resistência 100 ohms.

A) 100 A
B) 2 A
C) 1 A
D) 0,5 A

Obs: O símbolo para a unidade ohms é a letra grega omega (aparenta ser uma ferradura)


É possível verificar a influência das grandezas da Lei de Ohm (voltagem, resistência e corrente) acessando o aplicativo internet (W. Fendt) do "link" a seguir. Nesse aplicativo é possível observar o que ocorre com a corrente quando se aumenta ou diminui resistência ou voltagem.

Aplicativo Fendt Circuitos CA

https://rocarneval.000webhostapp.com/Eddy/phen/ohmslaw_en.htm



Revisão
1. A Lei de Ohm é usado para descreve a relação matemática entre voltagem, corrente e resistência.

https://rocarneval.neocities.org/EE_14-LeideOhm.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_13-Condutores.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_15-SerieParalelo.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html