nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE13 - CONDUTORES E ISOLANTES

traduzido do sítio: https://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/conductorsinsulators.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

Nas páginas anteriores, falamos um pouco sobre "condutores" e "isolantes". Discutiremos esses dois assuntos um pouco mais antes de apresentar os tipos de circuitos elétricos.

Condutores

Você se lembra do átomo de cobre que discutimos em capítulos anteriores? Você se lembra como sua camada de valência tinha um elétrom que podia ser facilmente compatilhado comnoutros átomos? O cobre é considerado um condutor porque ele "conduz" a corrente elétrica ou fluxo de elétrons com bastante facilidade. A maioria dos metais são considerados bons condutores de corrente elétrica. O cobre é apenas o mais popular material empregado em condutores elétricos.

condutores movendo facilmente eletrons entre os atomos

Outros materiais que algumas vezes são empregados como condutores são prata, ouro, alumínio. O cobre é ainda o material mais popular usado em fios porque é um condutor de eletricidade muito bom e bem mais barato que o outro que é a prata. O alumínio e a maioria dos outros metais não conduzem eletricidade tão bem quanto o cobre.

Isolantes

Isolantes são materiais que apresentam exatamente o efeito oposto no fluxo de elétrons. Eles não deixam os elétrons fluirem muito facilmente de um átomo para outro. Isolantes são materiais cujos átomos têm os elétrons fortemente aderidos ao núcleo. Esses eletrons não estão livres  para circular ao largo do seu átomo de origem e serem compartilhados por átomos vizinhos.

Alguns isolantes comuns são vidro, plástico, borracha, ar, e madeira.

materiais isolantes

Isolantes são usados para nos proteger dos efeitos perigosos da eletricidade fluindo em condutores elétricos. Algumas vezes a voltagem em um circuito elétrico pode ser bem alto e perigosa. Se a voltagem é alta o suficiente, corrente elétrica pode ser feita circular mesmo em materiais que não são considerados bons condutores. Nosso corpo pode conduzir eletricidade e você pode ter experimentado essa ocorrência quando levou um choque elétrico. Geralmente, eletricidade fluindo através do corpo humano não é confortável e pode causar injúrias. A função do nosso coração pode ter seu batimento descompassado por um choque elétrico intenso e pode ocorrer queimaduras no corpo. Então, nós precisamos isolar nossos corpos dos condutores que carregam eletricidade.  O revestimento emborrachado dos fios é um material isolante que nos protege do condutor interno. Observe qualquer fio caseiro que alimenta lâmpadas incandescentes e será fácil observar o isolante. Se for possivel ver o condutor interno, é hora de repor o fio.

Reveja nossa discussão anterior sobre resistência. Condutores apresentam uma resistência elétrica muito baixa a corrente elétrica, enquanto isolantes têm uma resistência muito alta a circulação da corrente elétrica. Esses dois fatores tornam-se muito importantes quando começamos a lidar com cicuitos elétricos reais.


Revisão
1. Condutores conduzem a corrente elétrica muito facilmente por causa dos seus elétrons livres.
2. Isolantes se opõe a corrente elétrica e seu uso produz maus condutores.

3. Alguns condutores comuns são cobre, alumínio, ouro e prata.
4. Alguns isolantes comuns são vidro, ar, plástico, borracha, e madeira.

https://rocarneval.neocities.org/EE_13-Condutores.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_12-Resistencia.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_14-LeideOhm.html

INDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html