nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE12 - RESISTÊNCIA ELÉTRICA

traduzido do sítio: https://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/resistance.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

Resistência

Existe uma outra propriedade elétrica importante que pode ser medida nos sistemas elétricos. Essa é a resistência, que é medida em uma unidade chamada ohms. Resistência é um termo que descreve a força que se opõe ao fluxo de elétrons em um condutor. Todos os materiais contem alguma resitência elétrica natural ao fluxo de elétrons. Não existe maneira de fabricar condutores que não possuam alguma resitência elétrica.

Vamos usar a analogia com a água para ajudar a entender a resistência elétrica e imaginarmos que a mangueira está parcialmente entupida com areia. A areia diminuirá o fluxo de água no interior da mangueira. Podemos dizer que a mangueira parcialmente entupida apresenta uma maior resitência ao fluxo de água que uma mangueira desentupida. Se quisermos obter mais água sainda da mangueira que está parcialmente entupida temos que aumentar a pressão da água na torneira. O mesmo raciocínio é verdadeiro em eletricidade. Materiais com baixa resistência elétrica deixam a eletricidade fluir mais facilmente. Materiais com maior resitência requerem mais voltagem (FEM) para fazer a eletricidade fluir.

A definição científica de um  ohm é a quantidade de resistência elétrica presente em um circuito elétrico quando um amper de corrente está fluindo com um volt sendo aplicado ao circuito.

Resistência elétrica é boa ou ruím?

Resistência elétrica pode ser benéfica ou maléfica em um circuito elétrico. Se a ideia é transmitir eletricidade de um ponto para outro através de um condutor, a resistência do condutor é indesejável. Resistência frequentemente provoca a transformação da energia elétrica em calor, então alguma parte da energia se perde no caminho. Entretanto, é a resistência elétrica que permite o uso de eletricidade para aquecimento térmico e para iluminação. O calor que é produzido em aquecedores elétricos ou a luz que obtemos de lâmpadas incandescentes é obtido devido a resistência. Em uma lâmpada incandescente, a eletricidade fluindo através do filamento (fios finos espiralados dentro do bulbo), fazem com que ele fique  incandescentes brilhando e emitindo luz branca. Se o oxigênio não fosse removido do interior do bulbo da lâmpada, os filamentos se fundiriam, interrompendo a circulação de eletricidade e  apagando a luz.

Um ponto importante a mencionar aqui é que a resistência é maior em fios finos. Então, se a voltagem ou FEM é alta, muita corrente fluirá e no caso de fios finos os aquecerá intensamente. Em algumas situações, quente o suficiente para provocar fogo ou mesmo explosão. Então, algumas vezes é útil a adição de componentes chamados resistores em um circuito elétrico para diminuir o fluxo de eletricidade e proteger os componentes do circuito.

Resistência é algo bom porque nos fornece uma forma de nos isolar da energia danosa da eletricidade. Descreveremos melhor essa situação na próxima página.


Revisão
1. Resistência elétrica é a oposição a corrente elétrica.
2. Resistência elétrica é medida em unidades chamadas ohms.

3. Resistência elétrica é algumas vezes desejável e em outras indesejável.

https://rocarneval.neocities.org/EE_12-Resistencia.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_11-Voltagem.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_13-Condutores.html

INDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html