nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE08 - A CAMADA DE VALÊNCIA

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/valenceshell.php

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

O que é camada de valência?

cobre

Observe que o átomo de cobre, mostrado na figura a direita, possui apenas um elétron na camada mais externa. Isso indica que o átomo de cobre possui um elétron mais afastado do núcleo do átomo e sujeito a uma força menor que os demais átomos (das camadas mais internas). A camada mais externa do átomo é chamada de camada de valência. Quando o eletron de valência de um átomo ganha energia suficiente a partir de forças externas ao átomo, ele pode quebrar a ligação (que o prende ao átomo) e se afastar do átomo, tornando-se o que se chama elétrom livre.

A figura a direita representa um átomo de cobre, que é muito mais complexo que os átomos de hidrogênio e hélio.

Os elétrons livres e a geração de eletricidade

cobre

Átomos com poucos elétrons na camada de valência tendem a possuir mais elétrons livres visto que esses elétrons de valência são mais fracamente unidos ao seu núcleo. Em alguns materiais como o cobre, os elétrons são tão fracamente unidos ao núcleo e tão próximos dos átomos vizinhos que é difícil definir que elétron pertence a cada átomo. Nessas condições, os elétrons de valência ou livres tendem a se mover aleatóriamente de um átomo para osátomos vizinhos. Sob condições normais o movimento dos elétrons e totalmente aleatório, significando que os elétrons estão se movimentando em todas as direções em iguais quantidades. Entretanto, se uma força externa age sobre o material, ocorre um fluxo de elétrons numa direção definida que é chamado corrente elétrica. Materiais que têm eletrons livres e permitem a passagem de corrente elétrica são chamados de condutores. Muitos mteriais não possuem elétrons livres. Por causa disso, eles não tendem a repartir entre si seus elétrons e não constituem bons condutores de corrente elétrica. Esses materias são chamados de isolantes. Mais detalhes sobre esses materis será posteriormente apresentado.








Revisão
1. A camada de valência é a camada de elétrons mais externa do átamo.
2.Alguns materiais tem um elétron livre em sua camada de valência e esse elétron pode ser facilmente movido de um átomo para outro átomo.

3. Os elétrons livres são responsáveis pela corrente elétrica.

https://rocarneval.neocities.org/EE_08-ValenciaCamada.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_07-EletronLivre.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_09-CorrenteEletrica.html

INDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html