nde-ed.org Indice de Eletricidade ROCarneval

EE06 - CARGA ELÉTRICA

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Electricity/electriccharge.htm

Após ler essa seção você estará apto ao seguinte:

Elétrons

electronElétrons são a menor e mais leve partícula do átomo. Os elétrons estão em constante movimentação enquanto circulam ao redor do núcleo do átomo. Diz-se que os elétrons tem carga negativa, o que significa que parecem estar circundadas por um tipo de campo de força. Isso é chamada de campo eletrostático.

Prótons

ProtonProtons são muito maiores e mais pesados que os elétrons. Prótons têm carga elétrica positiva. O campo eletrostático carregado positivamente e têm exatamente a mesma força que o campo eletrostático de um elétron, mas com polaridade oposta. Observe que o elétron negativo (mostrado na figura a esquerda acima) e o próton positivo (mostrado na figura a direita) têm o mesmo número de linhas de campo de força em cada um dos diagramas. Em outras palavras, os prótons são exatamente tão positivos quanto os elétrons são negativos.



Força entre as partículas atômicas

Charges1. Os dois elétrons, ambos, têm carga negativa, então suas linhas de força se repelem;

2. Os dois prótons, ambos, têm carga positiva, então suas linhas de força se repelem;

3. O elétron tem carga negativa, enquanto o próton tem carga positiva, o que faz com que suas linhas de força se atraiam.

4. O que acontece é que um elétron é atraido para próximo do próton.

5. Quando um elétron é aproximado de outro elétron eles se repelem.


Cargas de mesmo sinal se repele, cargas de sinais contrários se atraem.

Dois elétrons tendem a se repelir porque têm carga igualmente negativa. Dois prótons igualmente se repelem porque ambos tem carga igualmente positiva. De forma contrária, elétrons e prótons se atraem entre si porque suas cargas são opostas.
Visto que o elétron é muito menor e mais leve que um próton, quando eles se atraem entre si, devido as suas cargas contrárias, usualmente o elétron executa o maior movimento. Isto é porque os prótons têm uma massa muito maior e mais difíceis de se movimentar. Embora os elétrons sejam muito menores, sua carga elétrica negativa é ainda bastante forte. Lembre, a carga negativa do elétron é a mesma que a carga elétrica positiva do próton de maior massa e tamanho. Os átomos são elétricamente balanceados.
Outro fato importante sobre as cargas elétricas dos prótons e elétrons é que quanto mais distântes eles estejam um do outro, menor força seus campos elétricos fazem sobre a partícula oposta. Contrariamente, quanto mais perto eles estejam um do outro, mais força eles atuarão sobre o outro, força invisível essa chamada um campo elétrico.


Revisão

1. Elétrons têm uma carga eletrostática negativa e os prótons têm carga eletrostática positiva.
2. Uma forma fácil de lembrar a carga dos prótos é lembrar que próton e positivo começam ambos com "P".

3. Cargas semelhantes se atraem, cargas opostas se atraem, assim como ocorre com os imãs.


https://rocarneval.neocities.org/EE_06-CargaEletrica.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EE_05-ModeloAtomico.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EE_07-EletronLivre.html

INDICE https://rocarneval.neocities.org/EE_00-Indice(Eletricidade).html