CORRENTES PARASITAS (QUIZ)

Segue-se questões/perguntas sobre os assuntos tratado nesse capítulo:

01. Qual dos seguintes listas de itens existentes em nosso mundo citados a seguir contém um aparelho que não faz uso de magnetismo para seu funcionamento?
02. ___________________ é qualquer material que tenha a propriedade de atrair os materiais ___________________ (principais são ferro e aço [maioria deles]).
03. Qual dos metais a seguir não é ferromagnético?
04. O magnetismo é a força de atração ou repulsão existente dentro e ao redor de um material.
05. Como se chama o minério de ferro que ocorre na natureza e é naturalmente magnético?
06. Com relação ao comportamento magnético dos materiais, qual das seguintes afirmações é falsa?
07. Com relação às propriedades magnéticas dos materiais, qual das seguintes afirmações é falsa?
08. Com relação a estrutura atómica, qual das seguintes afirmações é falsa?
09. Ampere sugeriu que a corrente elétrica que ocorre no interior do átomo, pela movimentação dos elétrons é a responsável pelo fenômeno de magnetismo.
10. Com relação a criação do campo magnéticoa nível atômico, qual das seguintes afirmações é falsa?
11. Como toda a matéria é composta de átomos e todos os átomos têm elétrons que estão em movimento, todos os materiais são magnéticos?
12. Em geral, materiais que emparelharam elétrons nos átomos e, portanto, não têm momento magnético líquido são chamados de materiais diamagnéticos.
13. Com relação aos tipos de características magnéticas dos materiais, qual das seguintes afirmações é falsa?
14. Qual dos seguintes materiais, quanto a característica magnética, não é paramagnético?
15. Qual dos seguintes materiais, quanto a característica magnética, não é diamagnético?
16. Associe as listas a seguir. Indice com números arábicos para característica magtnética dos materiais e indice com números romanos para materiais com uma das características magnéticas:
1 paramagnético
2 diamangnético
3 ferromagnético
I zinco, ouro, mercúrio, bismuto
II ferro, cobalto e níquel
III alumínio, platina, manganês
17. Quanto aos domínios magnéticos, qual das afirmações a seguir é falsa?
18. Com relação aos domínios magnéticos, qual das afirmações a seguir é falsa para os materiais ferromagnéticos?
19. Uma das extremidade de um ímã na forma de barra sempre vai querer apontar para a direção __________ terrestre se for livremente suspenso.Essa extremidade é chamada de atraída pelo __________, ou simplesmente polo __________.
20.  A regra para os polos magnéticos é que, polos iguais se ________ uns aos outros e ao contrário polos contrários se ___________ .
21. A figura a seguir representa gráficamente a presença de um campo magnético ao redor do imã. Como são chamadas as linhas desenhadas na figura?
Linhas de Forca
22. Considerando um imã permanente, as linhas de força magnética, ou linhas de fluxo magnético, deixam o polo ___________ e entram no polo _____________, externamente ao imã. Evidentemente no interior do imã o caminho é o ___________..
23. Como se chama a imagem formada pelo acúmulo de pó nas linhas de campo magnético, denotando não só a presença de campo magnético atuando na região, mas tambérm o caminho que as linhas de força magnética formam ao redor de um meio magnetizante?
24. Os exemplos de linhas de força magnética, mostrado pelas magnetografias abaixo nas situações de dois polos semelhantes próximos e de dois polos contrários também próximos, indicam que?
atracao e repulsao
25. Qual a diferença entre imã temporário e permanente quanto ao campo magnético retido após a magnetização? 26. Um material ferromagnético, quando em contato com uma fonte de magnetização, se torna magnético e é capaz de atrair outros materiais também ferromagnéticos?
27. A passagem de corrente por uma bobina (pedaço de fio espiradado) ou solenoide produz um tipo de elemento magnetizador conhecido como?

28. A passagem de corrente elétrico por um pedaço de fio produz um _____________________ ao redor desse fio energizado.
29. Com relação a resistência elétrica qual das seguintes afirmações é falsa? 30. Se colocarmos um objeto _______________ na presença de um campo magnético, o objeto _______________ a força do campo magnético e fará com que o objeto se torne ________________.
31. Qual é o outro nome do Amperímetro, aparelho para detectar e medir a presença de corrente elétrico em um circuito? 32. Como se chama o fenômeno físico pelo qual um condutor passa a conduzir corrente elétrica ao sofrer a ação de um campo magnético variável? 33. Dos exemplos indicados a seguir, qual não usa o principio de indução eletromagnética para produzir energia elétrica? 34. Podemos considerar o fenômeno de indução eletromagnética como sendo?
35. Considere as figuras abaixo e a inversão da polaridade da alimentação de energia elétrica da bateria para o solenoide/bobina. O que acontecerá com os polos do eletroimã criado?
Polaridade DiretaPolaridade Invertida

36. Considerando as diversas etapas da aplicação industrial do ensaio de partículas magnéticas na inspeçãode tuulações representadas nas figuras abaixo, associar corretamente a coluna das figuras (esquerda), com a coluna descritiva da operação indicada na figura (direita).
APM END 1 1. A primeira coisa a fazer é posicionar o "yoke" na firmemente aderido na região que pretende-se inspecionar, e em seguida ligar a energia elétrica para gerar o campo magnético de inspeção e magnetizar a região inspecionada. A última ação nessa etapa é aplicação (pulverização) das partículas na região inspecionada.
BPM END 2 2. Nessa outra região do tubo observa-se um acúmulo de partículas identificando a presença de uma trinca na região inspecionada.
CPM END 3 3. Aqui mostra-se algumas tubulações de aço em uma unidade industiral. Há dúvida da presença de trincas nessas tubulações. Para detectar essas prováveis trincas vamos empregar o ensaio de partículas magnéticas. A razão para usar esse método de inspeção é o seu baixo curso e por não prejudicar a tubulção para futuros usos.
DPM END 4 4. A próxima etapa do procedimento de inspeção é inspecionar atentamente a região sob inspeção e tentar observar acúmulos de partículas em regiões propensas a presença de trincas. Nesse caso, nenhuma descontinuidade foi detectada.
EPM END 5 5. O aparelho identificado 'A'  é um julgo ("yoke") eletromagnético que será posicionado diretamente sobre a superfície que será ensaiada.
O ítem identificada 'B' e uma suspensão de partículas magnéticas.
O item identificado 'C' é a fonte de energia para energizar o "yoke".



Qualquer dúvida na lista de exercícios pode ser esclarecida pelo formulário AQUI


https://rocarneval.neocities.org/EM_18-Quiz.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EM_17-MagnetEND.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EM_18-Quiz(GAB).html