nde-ed.org Indice ROCarneval

EC38 - Campo Remoto Ultra sensível ("Remote Field Sensing")

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Magnetism/Physics/remotefieldsensing.php

O uso do ensaio de correntes parasitas para a detecção de descontinuidades externas em tubos onde o acesso a superfície externa do tubo não é possível (por exemplo, caso de dutos enterrados), é realizado usando dispositivos com sondas internas. Ao tentar ensaiar (usando os conceitos convencionais do ensaio de correntes parasitas) tubos metálicos ferromagnéticos de paredes grossas com sondas internas convencionais, freqüências muito baixas (por exemplo, 30 Hz para um tubo de aço de 10 mm de espessura) são necessárias para alcançar penetração através das correntes de eddy. Esta situação produz uma sensibilidade muito baixa da detecção de falhas. O grau de penetração pode, em princípio, ser aumentado pela aplicação de um campo magnético de saturação, diminuindo o valor da permeabilidade magnética do material saturado . No entanto, devido ao grande volume de metal presente, uma grande unidade de saturação que carrega uma corrente continua forte pode ser necessária para produzir um campo de saturação adequado. É preciso enfatizar aqui que o ensaio de correntes parasitas convencional é tipicamente aplicados em tubos de pequeno diâmetro e espessura, principalmente fabricados com materiais não magnéticos como os usados comumente em equipamentos de troca térmica  

As dificuldades encontradas na inspeção interna de tubos ferromagnéticos podem ser resolvido com o uso da técnica de correntes parasitas com campo remoto. Essa técnica permite penetração três vezes daquela correspondente a máxima possível com o ajuste de freqüência no ensaio de correntes parasitas convencional com campo direto. Esta técnica foi introduzida por Schmidt em 1958. Embora tenha sido inicialmente usado pela indústria petrolífera para detectar corrosão em suas instalações desde o início da década de 1960, ela só recentemente evocou o interesse de outras áreas industriais. Esse interesse é em grande parte porque o método é altamente sensível a variações na espessura da parede, mas relativamente insensível às mudanças no fator de enchimento ("fill factor"). A técnica tem a vantagem adicional de permitir sensibilidades iguais de detecção nas superfícies interna e externa de um tubo ferromagnético. Não pode, no entanto, diferenciar entre os sinais dessas respectivas superfícies.

Para obter mais informações sobre o ensaio de campo remoto acessar o sito Specialized NDT Methods-Remote Field Testing (RFT) do NDT Resource Center.


 

https://rocarneval.neocities.org/EC_38-CampoRemoto.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EC_37-Background.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EC_39-Quiz.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EC_00-Indice(CP).html