nde-ed.org Indice ROCarneval

EC32 - Medição de Espessura de Revestimento Não Condutor em Materiais Condutores

traduzido do sítio: http://www.nde-ed.org/EducationResources/HighSchool/Magnetism/Physics/thicknessmeasurements2.php

A espessura dos revestimentos não metálicos em substratos metálicos pode ser determinada simplesmente a partir do efeito do liftoff sobre a impedância. Este método tem uso generalizado para medir a espessura da tinta e revestimentos plásticos. O revestimento serve como espaçador entre a sonda e a superfície condutora. À medida que a distância entre a sonda e o metal de base condutor aumenta, a força do campo de corrente parasita diminui porque menos do campo magnético da sonda pode interagir com o metal base. Espessuras entre 0,5 e 25 μm podem ser medidas com uma precisão entre 10% para valores mais baixos e 4% para valores mais elevados. As contribuições para mudanças de impedância devido às variações de condutividade devem ser colocadas em uma fase que não prejudique as medições de liftoff, a menos que se saiba que as variações de condutividade são insignificantes, como normalmente acontece em freqüências mais altas.


Medições bastante precisas podem ser feitas com um aparelho detector de falhas por correntes parasitas padrão e uma amostra de calibração. A sonda é balanceada no ar e a direção do sinal de liftoff é estabelecida. A localização do sinal é marcada na tela à medida que a sonda é colocada na amostra de calibração em áreas com diferenças de diminuição da espessura do revestimento. Quando a sonda for colocada na superfície de ensaio, a posição do sinal passará da posição de balanço no ar para um ponto ao longo da sinal horizontal que pode ser correlacionado com as marcas de calibração (as marcas de calibração foram obtidas movendo o ponto verticalmente nas posições de diferente espessura de revestimento .


Aparelhos de corrente de correntes parasitas especializados para medição de espessura de revestimento  também estão disponíveis e muitas vezes são portáteis (do tamanho de bolso) com a sonda que se assemelha a um pequeno lápis. Eles geralmente são alimentados eletricamente por uma pequena bateria e fornecem uma leitura digital nas unidades de medida apropriadas. Os ajustes de calibração, alguns dos quais são estabelecidos por normas como a BS EN 2360 (1995) e ASTM B 244 e E 376, podem ser assistidos pelo uso de um microprocessador embutido.

https://rocarneval.neocities.org/EC_32-Coating.html

PÁGINA ANTERIOR https://rocarneval.neocities.org/EC_31-Espessura.html

PRÓXIMA PÁGINA https://rocarneval.neocities.org/EC_33-Varredura.html

ÍNDICE https://rocarneval.neocities.org/EC_00-Indice(CP).html