NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

EMA - Capítulo 2 - Método do Tempo-base Linear - Página 2-063

positivo

Excelente! O método de tempo-base linear é a resposta certa. Os outros dois listados são obviamente exibidos como um ponto ou uma elipse na tela (CRT).

Outra situação ou arranjo que usa o método de tempo-base linear é a técnica de cursor. Nesta configuração, um cursor com uma fenda (rasgo) estreita é colocada na frente do osciloscópio (tubo de raios catódicos), assim:


uso de cursor para medição de propriedades no sinal senoidal


Agora então, conforme a forma de onda muda de posição no osciloscópio (tubo de raios catódicos), uma avaliação é feita através do cursor para determinar quais descontinuidades ou mudanças na amostra estão ocorrendo. É claro que com esta fenda estreita, o movimento lateral (esquerdo e direito) não será observado • Apenas o movimento para cima ou para baixo será perceptível no rasgo.

Agora, o que acabamos de dizer pode parecer complicado. Imagine por um momento uma forma de onda no tubo de raios catódicos sem a fenda.






Após a calibração/ajuste do aparelho, esta forma de onda não deve se mover para cima ou para baixo quando uma descontinuidade aparece na amostra.




sinal na tela

RESPOSTA?

Com uma mudança de fase, a forma de onda se moverá. . .

...... para cima ou para baixo.

...... para esquerda ou direita.





ÍNDICE





antes
depois