NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

EMA - Capítulo 1 - Sondas Internas - Página 1-007

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19680019308

positivo

Parabéns! Você fez a seleção correta. Você reconheceu que a sonda interna avaliará a circunferência inteira da mesma forma que uma sonda envolvente avalia a circunferência externa.

A diferença, é claro, é que a bobina interna é usada para ensaiar o interior de um tubo onde seria impraticável usar uma sonda envolvente ou nos casos em que a espessura da parede exige que as superfícies internas e externas sejam ensaiadas.

sonda interna ("bobbin coil")



Como você pode ver na ilustração acima, um fio é enrolado em um carretel construído de forma a manter a bobina da sonda centralizada dentro do tubo. Este é um requisito importante, como você sabe de seu estudo anterior. A distância entre a bobina e a amostra determinará a eficácia do ensaio. Há uma desvantagem das bobinas sondas envolventes e internas; uma vez que essas sondas avaliam toda a circunferência de uma só vez, elas não identificam a localização exata de uma descontinuidade. Ou seja, a descontinuidade é detectada, mas seu ponto exato dentro da  área circunferencial ensaiada não é mostrado.

RESPOSTA?

Imagine que você tem um tubo oco com uma descontinuidade. A área geral com descontinuidade foi determinada ao ensaiar com uma sonda envolvente. Qual das sondas listadas abaixo poderia apontar com mais precisão a localização exata da descontinuidade?

...... Sonda envolvente.

...... Sonda interna.

...... Sonda superficial.




ÍNDICE




antes
depois