PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-102
traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298
O método de tempo-base linear tem a capacidade de separar a variável condutividade das variáveis permeabilidade e dimensão. Vamos considerar o caso em que a condutividade e a dimensão do corpo de prova não são iguais ao corpo de prova padrão. Em outras palavras, duas variáveis estão mudando e afetando a exibição da tela (osciloscópio, CRT).
A figura A mostra a apresentação relativa a variável dimensão. Assumiremos que a permeabilidade é a mesma para ambas as amostras. Observe que o valor no cursor é zero. A figura B ilustra a condição obtida quando apenas a variável de condutividade está presente.
Lembre-se
de que o controle de fase é ajustado para obter a apresentação mostrada
na figura A. Sob essas condições, a figura A será obtida se apenas a
variável dimensão estiver presente (diferente da amostra ensaiada para
a amostra padrão) e a figura B será obtida se apenas a variável
condutividade está presente.
A figura C ilustra uma apresentação típica obtida quando as variáveis condutividade e dimensão estão presentes. Como você pode ver, a tela é quase igual à da figura B. O que é importante para nós é o valor no cursor. Ele representa a variável condutividade ou a variável de dimensão? A resposta é que o valor no cursor indica a variável condutividade. Como o controle de fase foi inicialmente definido como mostrado na apresentação da figura A para obter um valor zero no cursor para mudanças na dimensão, obtemos apenas mudanças de condutividade no cursor.
Com base no que acabou de aprender, agora você pode dizer que o método linear baseado no tempo:
...... Pode separar a variável dimensão da variável permeabilidade.
...... Pode separar a variável condutividade da variável dimensão.
ÍNDICE
|