NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 5 - Análise de Fase - Página 5-041

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Correto! A tensão (voltagem) na bobina está fora de fase da tensão no resistor. Vamos analisar melhor isso.

Antes de colocarmos a bobina e o resistor juntos no mesmo circuito, vamos lembrar o fato de que a tensão e a corrente estão em fase quando apenas um resistor está no circuito.

Isso é mostrado na figura A.
 

bobina com resistência em circuito em serie



Então, vejamos o caso em que apenas uma bobina está no circuito. Assumiremos que a bobina não possui nenhuma resistência  interna. Anteriormente, você aprendeu que uma bobina faz com que a corrente através da bobina atrase a tensão aplicada na bobina. Se não houver resistência, o atraso será de 90 graus. Isso é mostrado na figura B.

Outra maneira de dizer isso é dizer que a corrente e a tensão estão fora de fase (defasadas) e a diferença de fase é de 90 graus. 
Também podemos usar a tensão ou a corrente como referência. Por exemplo, podemos dizer que a corrente está atrasada (em inglês "lags") em relação à voltagem ou podemos dizer que a voltagem
está adiantada (em inglês "leads") da corrente.

A figura B ilustra o caso em que a corrente é a referência; portanto, ao olhar para esta figura, você diria que a tensão está adiantada da corrente. Observe que a tensão está em um valor máximo quando a corrente está na posição zero no início do ciclo da corrente.


circuito em serie com uma indutância


AVANÇAR A PÁGINA SEGUINTE.


ÍNDICE