PB_00 - Capítulo 5 - Conceito Básicos de Eletricidade Relativos ao
Ensaio de Correntes Parasitas -
Página 5-003
traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298
Não, você está errado. Talvez você não esteja muito familiarizado com o conceito de fase.
Você disse que a corrente está em fase com a tensão. Isso não é verdade. A corrente está defasada com a tensão. Vejamos o conceito.
Considere que você tem uma tensão que varia acima e abaixo de um valor central. Uma variação completa, conforme mostrado na figura acima, é chamada de ciclo. Observe que demorou 4 segundos para completar o ciclo e que os valores máximos são obtidos em 1 segundo e em 3 segundos.
Imagine que este ciclo será repetido ao final de 4 segundos. Ou seja, o ciclo se repete a cada 4 segundos. Ou em outras palavras o período do ciclo é 4 segundos.
Agora considere que você tem uma corrente que varia acima e abaixo de um valor central; entretanto, a variação começa 1/2 segundo depois da voltagem. Isso significa que a corrente está atrasada em relação à tensão em 1/2 segundo. Ou podemos dizer que a corrente está defasada da tensão em 1/2 segundo.
Em circuitos elétricos, mudanças na voltagem produzem mudanças na corrente. A corrente pode atrasar a tensão; assim, mudanças instantâneas na tensão não produzem mudanças instantâneas na corrente. Esse é o caso mostrado acima. Nesse caso, a corrente está atrasada em relação à tensão em 1/2 segundo. E então dizemos que a corrente está defasada da tensão.
AVANÇAR A PÁGINA SEGUINTE.
ÍNDICE
|