NASA CP Basic Principles Book
Indice ROCarneval

PB_00 - Capítulo 4 - Saturação Magnética - Página 4-041

traduzido do livro: https://ntrs.nasa.gov/citations/19780078298


Novamente, você está correto. A permeabilidade varia com a faixa da força de magnetização.

Se você selecionar um pequeno intervalo de alteração e usar um intervalo na parte reta da curva, a permeabilidade será constante. Por outro lado, se você usar um intervalo que se estende até a parte curva do gráfico, a permeabilidade varia.

Uma vez que as alterações de permeabilidade apresentam um problema no ensaio de correntes parasitas, vamos ver se não podemos tornar o fator de permeabilidade uma constante. Podemos fazer isso saturando a amostra.


saturação magnética na curva de histerese



Observe na curva acima que a curva de magnetização se torna plana ou horizontal no topo da curva. Isso significa que outras mudanças na força de magnetização (H) não produzirão mudanças na densidade do fluxo. Quando existe tal condição, dizemos que a amostra está saturada. E sob tal condição, a permeabilidade é constante. Uma maneira de saturar a amostra é usar uma corrente contínua (CC). Observe que uma bobina CC é posicionada em cada lado da bobina CA usada na barra ensaiada.

Quando uma amostra está saturada, as propriedades magnéticas da amostra não irão gerar mais mudanças de fluxo. As mudanças de fluxo restantes serão causadas exclusivamente pela bobina de ensaio.



Se você saturou uma amostra magnética, diria que a indicação de saída expressa:

..... Tanto as propriedades magnéticas (permeabilidade) como as elétricas (condutividade) da amostra.

...... Apenas a propriedade elétrica (condutividade) da amostra.


ÍNDICE